Executivos brasileiros e franceses integram nova Diretoria da Câmara no Rio de Janeiro

Conheça a área de atuação profissional e expertise dos membros da Diretoria 2019

 

O Conselho de Administração da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro elegeu sua nova Diretoria no dia 5 de abril, durante reunião realizada na sede da instituição. Executivos brasileiros e franceses, representando pequenas, médias e grandes empresas dos mais diferentes setores, formam o núcleo de diretores da Câmara, presidido por Nour Bouhassoun, atual Presidente da Michelin América do Sul.

Saiba mais sobre a composição da Diretoria 2019. Descubra a expertise de seus membros e áreas de atuação:

 

 

 

 

 

 

 

Nour BOUHASSOUN
Presidente

Construiu a maior parte de sua carreira no Grupo Michelin, no qual ingressou em 1985. Ao longo de sua trajetória atuou principalmente nas áreas de Marketing e Vendas em operações da companhia na Europa, Ásia, Américas do Sul e do Norte, África e no Oriente Médio. Desde o final de 2015 é o presidente da Michelin América do Sul, com base no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, antes de assumir o atual posto, havia exercido as funções de presidente da Michelin África, Índia e região do Oriente Médio, com sede em Dubai (2013 a 2015), vice-presidente comercial da Michelin América do Norte (EUA, Canadá, México), com sede em Greenville, Estados Unidos (2010 a 2013), e diretor comercial da Michelin América do Sul (2002 a 2010). Bouhassoun é graduado pela ESCAE Montpellier em Gestão de Negócios e tem MBA Executivo em Estratégia e Liderança e Liderança (Harvard, South Western
University e London Business School).

 

 

 

 

 

 

 

Dominique FERREIRA
Vice-Presidente

Diretor-Presidente da VINCI Energies no Brasil desde 2014. Dominique iniciou sua carreira no Grupo em 1996, atuou como Gerente do Desenvolvimento das Infraestruturas de Telecomunicações, Diretor de Desenvolvimento Industrial e Diretor Geral da Zona Norte da VINCI Energies na França. Engenheiro diplomado da Ecole Supérieure des Travaux Publics Paris e da HEC Executive.

 

 

 

 

 

 

 

Yann des LONGCHAMPS
Vice-Presidente

Diretor da EDF no Brasil e Diretor-Presidente da EDF Norte Fluminense. Ingressou no Grupo EDF em 1999, como Gerente de Contas da Light, a distribuidora de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro no Brasil. Em 2003, foi convidado a integrar a matriz da EDF em Paris para participar da construção da dimensão internacional do Grupo. Em 2005, foi nomeado Superintendente Comercial da EDF-GDF no Departamento de Seine et Marne. De 2007 a 2014, ocupou o cargo de Assessor para Assuntos Internacionais no gabinete da presidência do Grupo EDF, participando da definição e da implementação da estratégia de desenvolvimento do Grupo no mundo, até ser nomeado como executivo do Grupo no Brasil em agosto de 2014. Graduou-se em Direito e Ciências Políticas (França, Reino Unido), em Gestão Comercial e obteve MBA em Marketing pela FGV (Brasil).

 

 

 

 

 

 

 

Emmanuelle BOUDIER
Tesoureira

É Cofundadora e Codiretora da Bonfilm Audiovisual, uma produtora independente criada em 2009. Formada pelo Institut d´Etudes Politiques (SciencePo Paris) e estabelecida no Brasil desde 2004, possui ampla experiência no setor cultural, tendo desenvolvido produção e organização de eventos na França e no exterior. É especialista em Comunicação e Marketing, com mais de 25 anos de atuação em cargos de gerência, tanto no mundo empresarial (Havas, La Tribune, Téléimages) quanto em associações (Unifrance Films, Forum des Images). No Brasil, foi Diretora da Casa França-Brasil, Diretora de Comunicação e Marketing na Delegação das Alianças Francesas do Rio de Janeiro e Diretora-Executiva da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

Eric FARCETTE
Secretário-Geral

Diretor Comercial e de Project & Export Finance da Alstom no Brasil, com ampla experiência no desenvolvimento de projetos de infraestrutura e na introdução de novas tecnologias no mercado internacional. Possui MBA em PPP & Concessões pela London School of Economics. Estudou na Business School de Toulouse, França.

 

 

DIRETORES

 

 

 

 

 

 

 

Antonio Alberto GOUVÊA VIEIRA

Advogado e Sócio-Sênior do Escritório Gouvêa Vieira Advogados, possui especialização em Direito Societário, Fusões e Aquisições, e Reorganização de Negócios Familiares. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, e da Associação Brasileira de Direito Financeiro (afiliada à International Fiscal Association). Membro do Conselho de Administração da Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino (Lycée Molière), da Associação Francesa de Beneficência, da Leroy Merlin Brasil (Groupe ADEO), e da Engie Brasil. Foi Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil (1994-1997).

 

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Roberto SIQUEIRA CASTRO

Sócio Sênior da SiqueiraCastro, que possui escritórios em 18 capitais do Brasil e atuação em todas as áreas do Direito. É Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mediador formado pelo Centre de Médiation et d’ Arbitrage de Paris – CMAP. Subprocurador-Geral da República aposentado, atuou perante o Supremo Tribunal Federal e foi um dos assessores da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, participando das audiências públicas e da elaboração da nova Constituição do Brasil. No Rio de Janeiro, foi Secretário de Governo no Município (1989-1991) e Secretário de Governo e Administração no Estado (1991-1994). Atualmente é Professor titular de Direito Constitucional da UERJ e Professor visitante da Faculté de Droit à l’Université Paris II, na França.

 

 

 

 

 

 

 

 

Gilberto URURAHY

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da UFRJ, com especialidade em Medicina Preventiva. Desenvolveu a MedRio Check-up, clínica líder em check-ups para executivos no Brasil, tendo realizado mais de 120.000 check-ups médicos, com duas unidades: Botafogo e Barra da Tijuca.  Autor dos livros “Como se tornar um bom estressado”, “O cérebro emocional” e “Emoções e saúde”. Detentor da Medalha Pedro Ernesto – Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro; e da Medalha Tiradentes. Diretor e Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil e, há 14 anos, responsável pela Comissão de Saúde da instituição. Em 2011, foi conferencista no MIT – Cambridge – USA, onde proferiu a palestra “A Globalização e a Saúde do Nômade Contemporâneo”. É Presidente do Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É detentor da Medalha da Ordem Nacional do Mérito, concedida pelo governo francês, e da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França.

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrick SABATIER

Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da L’Oréal Brasil. Iniciou sua carreira no Grupo em 1989, assumindo funções na Direção Jurídica.Liderou importantes iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento da organização em vários lugares do mundo. Em 2006, assumiu a frente dos assuntos de Relações Institucionais da América Latina e, sete anos depois, do Brasil. Estudou Direito na Universidade de Bordeaux. Engajado com várias associações profissionais como a ABIHPEC, ABA e o CENP, porém também com a comunidade francesa (Conselheiro do Comércio Exterior da França, Administrador da Sociedade Franco Brasileira de Ensino I Lycée Moliere, Administrador e Diretor da CCIFB). Em 2018, recebeu a Medalha da Ordem Nacional do Mérito,concedida pelo governo francês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Philippe BLANCHARD

Diretor-Geral da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no Brasil. O executivo ingressou no Grupo Total em 1994, na empresa Elf Aquitaine, e em seus mais de 20 anos de carreira atuou em posições técnicas e gerenciais no segmento de Exploração & Produção de óleo e gás, em países como França, Angola, Nigéria e Papua Nova Guiné. Em outubro de 2018, foi nomeado Presidente da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no Brasil. Philippe Blanchard é graduado em Matemática e Física pela École Polytechnique e Mestre em Geofísica pelo Institut Français du Pétrole (França).

 

 

 

 

 

 

 

 

Robert KLEIN

Ingressou no Grupo Voltalia em outubro de 2006, quando participou da implantação da empresa no Brasil, e pela qual é responsável até hoje. Além da responsabilidade pela Voltalia Brasil, o executivo vem desenvolvendo o Grupo em outros países, como México e Colômbia. Klein iniciou sua carreira no setor de petróleo e esteve envolvido no desenvolvimento de empresas francesas, principalmente nos Estados Unidos, no Oriente Médio e na Ásia. Com mais de 20 anos de experiência, principalmente no setor de energia renovável, o executivo atuou em áreas como geração de eletricidade (eólica, solar e PCH), cogeração, petróleo e gás (upstream e downstream).

 

 

 

 

 

 

 

 

Xavier LECLERC

Curador e Diretor de Vendas da MOX Digital, empresa realizadora do .Futuro I Rio. Trabalhou por mais de dez anos no Google e no Facebook em Paris, onde assessorou startups e grandes empresas na área de Marketing Digital. Possui formação em Finanças e Gestão de Novas Mídias. É Coordenador da Comissão Digital da CCI França-Brasil do Rio.

 

^