Gastromotiva inicia projeto das Cozinhas Solidárias em 2021 com parceria da CCI França-Brasil

Cozinheiras terão suporte e apoio financeiro na produção de 600 refeições semanais para distribuição em locais de vulnerabilidade social. Iniciativa é voltada ao empreendedorismo e impacto positivo na economia criativa 

 

A Gastromotiva iniciou nesta semana a primeira ação do ano do projeto “Cozinhas Solidárias Gastromotiva” em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ). Nesta etapa, ao longo de três meses, duas cozinheiras receberão treinamento, insumos, suporte logístico e apoio financeiro para produção em suas casas de 600 refeições semanais a serem doadas no entorno das comunidades onde moram. As localidades incluem os bairros de Guadalupe, Honório, Gurgel, Marechal Hermes e Jardim Gramacho (Duque de Caxias). A iniciativa visa promover o empreendedorismo e impactar positivamente a economia criativa do Rio de Janeiro por meio da gastronomia social. 

O projeto Cozinhas Solidárias da Gastromotiva foi criado durante a pandemia como uma forma de multiplicar agentes de transformação e ampliar frentes de mitigação dos impactos sociais e econômicos da crise. Mais de 415.000 refeições já foram doadas, gerando renda para mais de 50 alunos e ex-alunos da organização. A parceria com a Câmara reforça o empreendedorismo da iniciativa em 2021. São 20 empresas associadas à rede francesa que juntas contribuem com a ação.   

De acordo com o Presidente da CCIFB do Rio de Janeiro, Patrick Sabatier, a parceria ressalta a importância da responsabilidade social empresarial, especialmente no contexto atual, para gerar ações transformadoras e contribuir para recuperação no contexto econômico e social da cidade.  “Para nossos associados o engajamento social e ambiental das empresas é fundamental. E não poderia ser diferente com a CCIFB, que considera chave ter uma estratégia em termos de responsabilidade social e de sustentabilidade no Brasil e no Rio de Janeiro. Vemos esta ação e a parceria com a Gastromotiva – que marcaram a comemoração dos 120 anos de fundação da Câmara – como uma alavanca para inclusão socioeconômica sustentável nos setores da economia criativa e da alimentação no Rio de Janeiro, emblemáticos dos elos culturais entre a França e o Brasil”, declara.

Para a Diretora Executiva da Câmara, Jaqueline Saad, graças às empresas apoiadoras da CCIFB e suas equipes, o ano de 2021 se inicia numa dinâmica de mobilização, engajamento e impacto positivo, dentro e fora das organizações. “Juntamente com a Gastromotiva, as Cozinheiras Solidárias, as equipes de RSE e Sustentabilidade de nossas empresas e nossa rede de Chefs engajados no movimento da gastronomia social, monitoraremos as oportunidades de fortalecimento e desdobramentos desta iniciativa”, completa.

 

Empreendedorismo e inclusão

A partir do segundo semestre, mais duas cozinheiras solidárias passam a atuar no projeto em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil. No total, ao longo de seis meses, a ação irá doar 14.400 quentinhas que serão distribuídas em locais de vulnerabilidade social. 

“A Cozinha Social Gastromotiva é um projeto que necessita de uma mente empreendedora e educadora, baseado na confiança, colaboração, compaixão. O cozinheiro social Gastromotiva mobiliza redes comunitárias e replica a metodologia da Gastronomia Social, ampliando o nosso impacto em territórios e comunidades, ao mesmo tempo que leva alimentação nutritiva a quem mais precisa. A parceria com a CCI França-Brasil potencializou o crescimento desse projeto em 2020 e ficamos honrados em poder contar com esse apoio também em 2021”, diz David Hertz, fundador e presidente da organização social Gastromotiva.

 

(Crédito imagem: Gastromotiva)

^