ImpactMeninas França-Brasil: inspiração e ação

CCI França-Brasil, Embaixada da França, Lycée Molière e Colégio Pedro II se unem pela promoção da igualdade

 

No dia 24 de outubro o Lycée Molière – escola francesa do Rio de Janeiro convencionada com a AEFE (Agence pour l’enseignement français à l’étranger) – realizou a edição 2020 do Fórum das Profissões (Forum des Métiers) e contou, mais uma vez, com a participação ativa da Câmara de Comércio França Brasil.

Num formato 100% digital, tendo como público estudantes e professores do ensino médio do Molière e do Colégio Pedro II, a sessão de abertura do encontro foi realizada pelo Diretor do Molière, Victor Irrmann, com foco na apresentação da iniciativa ImpactMeninas França Brasil por parte de Jaqueline Saad, Diretora Executiva da CCIFB-RJ, e Adriana Davanture, Adida de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada-Consulado da França.

O projeto, que está em sua fase piloto, visa impactar positivamente a formação e acesso profissional de jovens estudantes – notadamente nas áreas de ciência, tecnologia e do setor industrial –, promovendo a médio e longo prazo a diversidade e a inclusão nas empresas e na sociedade.

Seus principais objetivos são : promover a igualdade de acesso de meninas a setores de atividade e profissões do futuro, com prioridade a meninas em vulnerabilidade social; acompanhar as meninas na escolha de suas formações, conduzindo em particular a profissões científicas, técnicas e industriais, tradicionalmente masculinas; promover a interação entre o mundo da educação, pesquisa & inovação e o mundo corporativo.

Os eixos de atuação principais dessa fase piloto, tendo como público-alvo alunas de 1º e 2º ano do ensino médio do Lycée Molière e do Colégio Pedro II, serão oficinas em grupo, fóruns de orientação profissional (a exemplo do Forum des Métiers) e de descoberta de empresas membros da CCIFB, encontros entre equipes dessas empresas e equipes das escolas parceiras, além de um programa de mentoria customizado, tendo como mentoras madrinhas voluntárias ocupando cargos técnicos e de liderança.

“O ImpactMeninas oferece a oportunidade de catalisar ações corporativas e voluntariado nas empresas para promoção da igualdade de gênero e inclusão social, contribuindo para aumentar, a prazo, a representação da diversidade nos processos de recrutamento e evolução profissional, tanto em posições técnicas quanto de liderança”, completa Jaqueline.
Nos meses de outubro e novembro, foram realizados mais dois encontros virtuais no âmbito do projeto: as oficinas coletivas “Mulheres de Impacto”, com o objetivo de fazer interagir as alunas com mulheres líderes em suas áreas de atuação a partir da apresentação de seus percursos pessoais, escolares e profissionais.

No dia 28 de outubro a convidada foi Pascaline Dalby, Diretora de Recursos Humanos da Safran Helicopters Engines, e no dia 19 de novembro as alunas encontraram Isabel Waclawek, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Total.

Em breve, publicaremos uma matéria dedicada exclusivamente a esses encontros, com depoimentos de parceiros e alunas, e próximas etapas do projeto ImpactMeninas França-Brasil.

^