ImpactMeninas França-Brasil lança eixo “Mentoria de Impacto”

Iniciativa tem o apoio de empresas da rede CCIFB e busca promover a interação entre os universos da educação e do trabalho, inspirando e empoderando as participantes

 

O projeto ImpactMeninas França-Brasil lançou mais um eixo de atuação. Depois dos ateliês “Mulheres de Impacto”, “Descoberta das empresas” e “Competências de Impacto”, a CCIFB do Rio de Janeiro, ao lado dos parceiros Embaixada da França no Brasil e Liceu Molière, promoveu o workshop “Mentoria de Impacto”, ministrado pela especialista em mentoria e liderança feminina, Gisèle Szczyglak, também CEO e fundadora da WLC Partners.

A iniciativa buscou promover a interação entre os universos da educação e do trabalho, inspirando e empoderando as participantes na escolha de suas profissões por meio de acompanhamento e trocas entre profissionais e estudantes. Para isso, uma etapa prévia selecionou mentoras voluntárias nas empresas parcerias do projeto. Cada mentora estabelecerá conexão com uma aluna do 2º ano do ensino médio do Liceu Molière ou do Colégio Pedro II, mentoradas da ação e público-alvo do ImpactMeninas França-Brasil.

Durante o workshop, elas puderam entender o Guia da Mentoria de Impacto, seus papéis e conhecer a caixa de ferramentas para uso nos momentos de mentoria. Ao todo, 28 duplas irão debater em sessões individuais, previstas até 09 de dezembro, sobre projetos acadêmicos e profissionais, aspirações, dúvidas, dificuldades e oportunidades.

Em fase piloto, para 2022, a expectativa é dar continuidade às diferentes atividades do ImpactMeninas França-Brasil, aumentar o número de alunas de ensino médio beneficiárias e, consequentemente, ter mais profissionais voluntárias nas empresas participando da iniciativa.

 

Sobre o ImpactMeninas França-Brasil

O programa ImpactMeninas França-Brasil tem como principais objetivos: promover a igualdade de acesso de meninas a setores de atividade e profissões do futuro, com prioridade a meninas em vulnerabilidade social; acompanhar as meninas na escolha de suas formações, conduzindo em particular a profissões científicas, técnicas e industriais, tradicionalmente masculinas; promover a interação entre o mundo da educação, pesquisa & inovação e o mundo corporativo.

“O ImpactMeninas oferece a oportunidade de catalisar ações corporativas e voluntariado nas empresas para promoção da igualdade de gênero e inclusão social, contribuindo para aumentar, em médio prazo, a representação da diversidade nos processos de recrutamento e evolução profissional, tanto em posições técnicas quanto de liderança”, explica Jaqueline Saad, diretora executiva da CCIFB-RJ.

^