La Fabrique: Centro de inovação francês é aberto em São Paulo

Os avanços tecnológicos oriundos da era 4.0 fazem com que, diariamente, líderes de negócios apostem em novos modelos de fazer negócios, além de soluções tecnológicas para aprimorar o atendimento ao cliente e otimizar a rotina da empresa. Afinal, com os consumidores cada vez mais exigentes, inovar e fugir do comum é vital para empresas que desejam sobreviver em um meio corporativo cada vez mais competitivo.

Desse modo, cada vez mais empresários apostam em startups. Segundo especialistas e investidores, uma startup pode ser definida como um modelo de negócios repetível e escalável, com baixos custos de manutenção e rápido crescimento.

Desde que o conceito firmou-se no Brasil, a quantidade de indivíduos que se dedicam ao ramo só tem aumentado. Atualmente existem mais de 12 mil startups no Brasil. No último ano, o país foi o 3º maior criador de unicórnios, termo dado à startups avaliadas em US$ 1 bilhão de dólares ou mais. Além disso, especialistas estimam que 2020 será um ano ainda melhor para as startups no país.

Empresas francesas unem-se para investir em startups e incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos no Brasil

Com o intuito de fomentar o ecossistema de inovação e startup brasileiro, além de incentivar o desenvolvimento de projetos voltados para a tecnologia no país, quatro renomadas empresas francesas uniram esforços para abrir o La Fabrique, centro de inovação de startups. São elas: BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico.

Sediado em Paris, o BNP Paribas é líder em serviços bancários e financeiros na Europa. Presente em 75 países, oferece serviços de banco de varejo; soluções de investimento; e banco institucional e corporativo. Parceiro tradicional do Brasil, firma-se cada vez mais nesse mercado por sua contribuição para o crescimento das empresas.

O Carrefour, rede de hipermercados fundada em Annecy, em 1959 é o primeiro hipermercado a fixar-se no Brasil. O grupo atua no mercado brasileiro desde 1975, com mais de 498 lojas.

Há mais de 50 anos no mercado, a Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. No Brasil, a Edenred é detentora de conceituadas marcas, como Ticket®, Ticket Log®, Repom®, e Edenred Soluções Pré-Pagas

Já o Ingenico Group é líder mundial em tecnologia de meios de pagamentos. A companhia possui sete escritórios na América Latina e mais de 8.000 colaboradores ao redor do mundo, representando 78 diferentes nacionalidades.

La Fabrique

O La Fabrique ficará sediado no State, hub de inovação localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo. Com inauguração prevista para fevereiro de 2020, o empreendimento é destinado a empreendedores e grandes empresas.

Localizado próximo ao CEAGESP, o hub tem como inspiração o Station F, centro de inovação sediado em Paris. A proposta do State é ser um ambiente independente e inovador para a incubação de diferentes empresas. 

Segundo as fundadoras do centro de inovação, a escolha do local do empreendimento foi realizada a fim de permitir que o La Fabrique esteja perto de outras empresas inovadoras, além de contribuir para a troca de experiências com organizações que possuam o mesmo propósito: incentivar a criação de novas soluções e tecnologias para o mercado brasileiro.

O espaço dedicado ao La Fabrique no State será de, pelo menos, 1 mil m². Além disso, a parceria foi acordada com duração de, no mínimo, três anos.

CEOS franceses ressaltam importância de projetos como o La Fabrique

As quatro empresas fundadoras do La Fabrique representam diferentes setores do mercado: corporate banking (BNP Paribas), varejo (Carrefour), soluções transacionais (Edenred) e meios de pagamento (Ingenico).

Segundo o COO da Edenred Américas, Gilles Coccoli, o La Fabrique começou a ser planejado há dois anos. Além disso, o executivo destacou a importância do projeto para fomentar o ecossistema de inovação. “A concretização do projeto é fundamental para que as quatro empresas investidoras possam fomentar o ecossistema, apoiar as startups e construir parcerias de negócio a fim de se reinventarem e manterem o protagonismo da atuação global ao mesmo tempo em que lançam luz às iniciativas de inovação locais”, disse Coccoli.

Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil reforçou que, apesar de a parceria ser entre empresas francesas, o La Fabrique tem como foco o Brasil. “Unimos a expertise de negócio e a maturidade de mercado dessas quatro grandes companhias com o frescor do conhecimento em inovação das startups, que vêm desenvolvendo novas soluções e serviços para contribuir cada dia mais com o mercado brasileiro”, afirmou Paula.

Para a Ingenico, o La Fabrique servirá para colocar a empresa à frente da corrida pela inovação. “Nosso mercado passa por um importante momento de transformação digital,” afirmou Helcio Beninatto, CEO da Ingenico na América Latina. “Queremos oferecer cada vez mais uma experiência de pagamento segura e diferenciada aos nossos parceiros e clientes”, concluiu.

Sandrine Ferdane, presidente do BNP Paribas e da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) também mencionou a importância da parceria de empresas com startups. “A cooperação com startups desenvolve e gera negócios e atrai talentos,” disse Sandrine, em nota. “Cada vez mais precisamos estar atentos ao mercado tecnológico e por isso decidimos investir nesse projeto”.

CCIFB parabeniza associadas pela inauguração do La Fabrique e comemora presença da inovação francesa no Brasil

Há 120 anos no Brasil, a CCIFB é a câmara bilateral mais antiga do Brasil e reúne mais de 800 associados, entre empresas francesas e brasileiras. 

Através de comissões, as unidades regionais da CCIFB promovem o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil. Entre as comissões presentes está a Comissão de Startups da CCIFB-SP

A comissão tem como missão fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro através da aproximação com empresas e empreendedores franceses, dentro do contexto da transformação digital.

Além disso, a Comissão de Startups da CCIFB-SP visa gerar oportunidades de negócios para startups e empresas, como o Prêmio de Startups, fazendo da CCIFB uma entidade de referência dentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo franco-brasileiro.

Desse modo, a Câmara de Comércio França-Brasil comemora a presença da inovação francesa no Brasil. Além disso, a CCIFB vê a inauguração do La Fabrique como uma inspiração para cada vez mais empresas francesas e brasileiras se unirem à startups para inovarem e alavancarem seus negócios.

^