As projeções para o setor varejista brasileiro tem se mostrado positivas nos últimos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) o varejo brasileiro equivale a R$5,6 trilhões do PIB nacional.
Outro dado revelado pela instituição é o poder de compra das famílias brasileiras. Segundo o Instituto, o consumo dessas famílias somam um montante de R$4,4 trilhões.
Já a Confederação Nacional do Comércio (CNC), indicou que em agosto deste ano a intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu 91,4 pontos, 1,8% a mais que na última pesquisa.
Esse valor pode ser justificado devido ao aumento do poder de compra dos brasileiros, incentivado também pelo movimento do setor de crédito.
A fim de analisar as empresas que mais representam o varejo brasileiro, a IBEVAR em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), realiza desde 2018 um ranking anual com 120 empresas do segmento. Essas empresas, juntas, valem R$345 milhões, representando 29,5% do PIB brasileiro.
As 120 empresas são listadas em três vertentes: faturamento, eficiência e imagem. O ranking de imagem é responsável por eleger as empresas mais admiradas do mercado. O critério deste ranking baseia-se em opiniões de consumidores nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube.
O ranking de eficiência leva em consideração o número de colaboradores das empresas, número de empregados e o formato das lojas. Essas últimas informações, no entanto, são concedidas pelas empresas analisadas.
Já o ranking de faturamento leva em consideração o valor anual faturado por cada empresa. No entanto, segundo o presidente da instituição, “mais importante que avaliar o faturamento das empresas, é entender como elas são vistas por seus consumidores“.
A Leroy Merlin, multinacional francesa de materiais de construção e associada da Câmara de Comércio França Brasil São Paulo (CCIFB-SP), foi duplamente citada no ranking de 2019: no ranking de imagem e no ranking de eficiência.
No ranking de imagem, a Leroy Merlin foi selecionada como marca mais admirada do Brasil no setor de material de construção. Nesse esse ranking foram definidas 16 categorias diferentes, como materiais de construção, alimentos e eletroeletrônicos. Para a elaboração do ranking de imagem é realizado através de um mapeamento dos comentários de consumidores nas redes sociais à respeito das marcas. A partir dessa metodologia, é dado uma nota para essas marcas.
No ranking de eficiência, a marca atingiu 100 pontos de eficiência, nota máxima. O ranking de eficiência, no entanto, pode ser comparado a um ranking de produtividade, elaborado através de um modelo matemático.
A rede de materiais de construção chegou ao Brasil em 1998, onde abriu sua primeira loja em São Paulo. Atualmente, a rede Leroy Merlin possui 41 lojas no país, além de seu e-commerce disponível para vendas em todo o Brasil.
Fundada há 119 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) reúne mais de 820 associados, entre empresas francesas, brasileiras e outras nacionalidades.
Junto com as demais unidades regionais da CCIFB, a CCIFB-SP visa promover o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil, principalmente no que diz respeito à seus associados.
A CCIFB-SP comemora a posição de sua associada, Leroy Merlin, no ranking e sua posição como marca mais admirada do Brasil no setor de material de construção assim como sua pontuação máxima no ranking de eficiência realizado pelo instituto.