Membros da diretoria da CCIFB-RJ participam de evento do Consulado da França no Rio em comemoração ao 14 de julho

Celebração ressaltou os laços de fraternidade entre França e Brasil, e a importância das redes de apoio às empresas francesas instaladas no Rio de Janeiro

 

Dentro do cronograma das comemorações do 14 de julho, membros da diretoria da CCIFB-RJ representaram a instituição em evento oficial do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro. Realizada na sede consular, a recepção reuniu autoridades, representantes do serviço diplomático francês, das redes de apoio às empresas francesas no Brasil e integrantes da comunidade francesa. Na ocasião, estiveram no encontro o presidente da Câmara, Patrick Sabatier, os vice-presidentes no Rio, Antonio Alberto Gouvêa Vieira e Robert Klein, e os diretores Carlos Roberto Siqueira Castro, Emmanuel Delfosse e Gilberto Ururahy.

A celebração ressaltou a fraternidade como um valor de longa data nas relações França-Brasil e a sua importância no momento atual de construção de um futuro de forma mais sustentável e igualitária, num cenário pós-crise sanitária.

A parceria entre os dois países traduzida por meio da presença francesa, especialmente no Rio de Janeiro, foi também tema de destaque nas palavras do Cônsul-Geral da França no Rio, Gérard Maréchal, que reforçou o trabalho das redes de apoio às empresas francesas, como o da Câmara de Comércio França-Brasil:

“A densidade da presença econômica francesa e suas necessidades justificam a existência de uma importante rede de apoio e acompanhamento às empresas francesas. Desta forma, encontram-se no Rio de Janeiro a operadora pública francesa Business France, bem como um grupo de Conselheiros de comércio exterior franceses; contamos também com a Câmara de Comércio França-Brasil, fundada há 120 anos – sendo a filial do Rio de Janeiro a segunda maior do país, com mais de cem membros, e cujo presidente é atualmente o seu presidente nacional.”

Gérard Maréchal ainda pontuou que a cidade do Rio acolhe mais de um terço dos franceses residentes no Brasil, sendo a França um dos maiores investidores estrangeiros no Estado. Nesse contexto, o Cônsul-Geral mencionou empresas que atuam como importantes agentes de desenvolvimento e geradores de transferência de tecnologia, a exemplo de membros associados à CCIFB-RJ.

No setor de energia, essencial para o ecossistema carioca, foram mencionadas as empresas ENGIE, EDF, TotalEnergies, Grupo VINCI Energies e Voltalia. Nos ramos farmacêutico e de beleza e cosmético, foram citados os grupos Servier, Pierre Fabre e L’Oréal, que tem no Rio um de seus sete centros de pesquisas mundiais. No setor automotivo e de equipamentos, a Michelin foi um dos destaques. No ramo do turismo, foram citadas Accor e Club Med. No campo da defesa, Naval Group e Safran Helicopter Engines Brasil. E por fim, a MOX Digital, por sua atuação na área de inovação.

Para acessar na íntegra o discurso do Cônsul-Geral da França no Rio, Gérard Maréchal, clique aqui.

^