Os desafios e avanços da educação digital global

De acordo com Geneviève Poulingue, reitora da Skema Business School no Brasil, seis megatendências permeiam os desafios do século 21. Para ela, a globalização, a tecnologia, a digitalização, a mudança demográfica, as desigualdades sociais e econômicas e a crise ambienta têm impactado fortemente na formação de lideranças para um novo mercado de trabalho. A especialista destacou também que as instituições de ensino precisam se preparar e se transformar para oferecer novas formas de aprendizado.

 

Edgar Jacobs, professor e coordenador dos projetos de Direito da Skema Business School Brasil, apresentou o trabalho realizado no curso de Direito da Skema, como um caminho para essa transformação no setor educacional. Segundo ele, é importante aprender a legislar e regular, mudar o mindset empresarial para prevenção e gestão de conflitos e apostar na interdisciplinaridade e na hands on. Diante dos desafios do novo normal, Jacobs também ressaltou a relevância de um conteúdo conectado com as novas demandas. No caso do curso de Direito, destacou os temas: empreendedorismo digital, propriedade intelectual, processo eletrônico e comportamento do consumidor.

 

Segundo os especialistas da Skema, que participaram da live das comissões de Educação Superior e Executiva e Jurídica, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), no dia 5 de novembro, é importante entender os impactos dos algoritmos, dos dados e das fake news na sociedade. Para Caio Augusto Lara, professor da pós-graduação de Direito e Inteligência Artificial, há grandes desafios, pois como que o Direito vai construir responsabilização para robôs e algoritmos.

 

As mudanças globais de comportamento e de avanço tecnológico também vão exigir do aluno um conhecimento prático e uma compreensão ampla e multicultural dos negócios, segundo Priscila Malaguti, diretora acadêmica e professora do curso de Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais da Skema. Priscila destacou, ainda, que todas as diretrizes do curso foram pensadas para atender as demandas das empresas diante desses desafios.

 

Não à toa, de acordo com Ana Cristina Gazzola, professora e consultora de desenvolvimento de carreira e gerente de relações empresariais da Skema, o estudo “Future of Jobs” revelou que 73% das empresas pesquisadas apostaram em novos aprendizados durante a pandemia. Entre as principais adaptações dos negócios diante da COVID-19, segundo o estudo, estão a aceleração digital nos processos de trabalho e as oportunidades do trabalho remoto. Entre as skills mais valorizadas em 2020, Ana Cristina destacou o atendimento ao cliente que exige um perfil de colaborador atencioso, inclusivo e criativo, e a flexibilidade cognitiva que permite ao colaborador estar aberto e preparado para lidar com as mudanças globais.

^