Nos 120 anos da Câmara de Comércio França Brasil, lideranças comemoram a forte parceria entre Brasil e França

Fundada no dia 17 de março de 1900, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) tem como principal objetivo estreitar relações comerciais e econômicas entre Brasil e França.

Esse ano, a Câmara francesa comemora seu centésimo vigésimo aniversário. E para comemorar sua trajetória, que marca também os 120 anos da presença francesa no Brasil, lideranças executivas celebrarão ao longo de todo o ano em eventos, palestras e workshops dos mais variados temas. Entre eles, inovação, tecnologia, transformação digital, diversidade e sustentabilidade.

Parceria Brasil e França

Iniciada no século XIX, a parceria entre Brasil e França iniciou-se no mesmo período em que a CCIFB foi fundada. Grande quantidade de franceses emigraram para o Brasil, trazendo na bagagem novas tecnologias, culturas, produtos e serviços.

Após a instalação da Aliança Francesa, uma das mais antigas instituições francesas a instalar-se no país, em 1885, e da Casa França-Brasil, em 1990, a cultura francesa consolidou-se ainda mais forte, sendo o vocabulário francês cada vez mais apreciado pelos brasileiros da época.

Nesse meio tempo, mais precisamente em 1985, a Câmara de Comércio França-Brasil, aproximou-se das autoridades dos dois países após a visita do até então presidente francês, François Mitterrand, ao Brasil. Em parceria com o governo do estado dos dos países, com o Ministério da Cultura e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), as unidades regionais de São Paulo e Rio de Janeiro, promovem exposições para levar a arte brasileira aos franceses, além da vinda de mais de 2 mil obras francesas para Brasil. 

A relação harmônica entre Brasil e França se revelou ainda mais forte após o Ano do Brasil na França, em 2005, e o Ano da França no Brasil, em 2009.

Atualmente, diversos acontecimentos vêm unindo ainda mais os países, sendo motivo de comemoração para Brasil e França. Entre eles, a liderança da França no ranking de investimento estrangeiro direto (IED) no Brasil; o acordo entre União Europeia e Mercosul, onde o embaixador da França no Brasil, Luís Fernando de Andrade Serra, afirmou que foi um importante passo para ampliar as relações comerciais e econômicas franco-brasileiras; e o título à França de maior empregador estrangeiro no Brasil. Nas palavras do economista e vice-presidente da CCIFB, Octavio de Barros, “As empresas francesas já são hoje as maiores empregadoras estrangeiras no Brasil. Elas são as maiores pagadoras de tributos no Estado de São Paulo”.

Para comemorar a forte parceria entre Brasil e França de mais de cem anos e os 120 anos de atuação da Câmara Francesa no Brasil, executivos e lideranças francesas e brasileiras celebrarão ao longo de todo o ano de 2020. 

Líderes celebram forte parceria entre Brasil e França

O ano de 2020 iniciou-se há pouco tempo. Porém, já é motivo de sobra para Brasil e França comemorarem.

No início de fevereiro, uma parceria entre as empresas francesas e associadas da CCIFB-SP, BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico, inaugurou em São Paulo o La Fabrique, hub de inovação francês que tem como principal objetivo de investir em startups e desenvolver projetos tecnológicos no país. 

Em nota, Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil, reforçou que apesar de a parceria ser entre empresas francesas, o La Fabrique tem como foco o Brasil. “Unimos a expertise de negócio e a maturidade de mercado dessas quatro grandes companhias com o frescor do conhecimento em inovação das startups, que vêm desenvolvendo novas soluções e serviços para contribuir cada dia mais com o mercado brasileiro”, afirmou. Sandrine Ferdane, presidente do BNP Paribas e ex-presidente da CCIFB, frisou que “a cooperação com as startups desenvolve e gera negócios, além de atrair talentos”. Sandrine deixou a presidência no último dia 16 de março para retornar à Paris, passando o cargo para Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais no Grupo Carrefour Brasil e integrante da equipe gestora da Câmara de Comércio França-Brasil.

Outros eventos relacionados à tecnologia, transformação digital e inovação na indústria também estão previstos para ocorrerem ao longo do ano. Entre eles, mais uma edição do Innovation & Tech Day, com o Prêmio de Startups. Previsto para o final do segundo semestre do ano, o evento tem como principal missão aumentar a troca de experiências entre startups brasileiras e o ecossistema inovador francês. 

A última edição do Prêmio contou ainda com a ilustre presença do cônsul geral da França no Brasil, Brieuc Pont. Na ocasião, o cônsul explicou que a premiação reforça as relações econômicas e culturais entre Brasil e França. Segundo Pont, “A França já faz parte do dia a dia dos brasileiros por meio de produtos e serviços desenvolvidos por empresas francesas  instaladas no Brasil”.

No âmbito sustentável, ações de sustentabilidade dentro das empresas francesas renderam destaque nas últimas edições The Global 100, ranking com as 100 empresas mais sustentáveis do mundo corporativo. Visando reforçar a importância de as empresas serem sustentável em seus negócios, a CCIFB-SP lançou a e a edição do Guia de Ações de Sustentabilidade em sua conta oficial no Instagram. As duas edições compartilham medidas sustentáveis de empresas associadas da Câmara. Entre elas, Air France, Air Liquide, Arkema, Atos, Alstom, Carrefour, EDF, Edenred e Sanofi

“Com o tema ‘120 anos: celebrando a sustentabilidade, a alma do nosso negócio’ estamos muito felizes em compartilhar com a comunidade franco brasileira experiências de sucesso e contribuir cada vez mais para que a sustentabilidade continue no centro das decisões.” afirmou a até então presidente da CCFB, Sandrine Ferdane.“O tema ganha ainda mais força e relevância diante dos desafios que a inovação e a cultura digital trazem para a sociedade. É preciso que a sociedade se reinvente e aprenda a cuidar, cada vez mais, dos recursos naturais ”, concluiu. 

No âmbito cultural, uma imersão francesa levará os participantes a vivenciarem incríveis experiências da arte, da gastronomia e da cultura francesa durante a 8ª edição da Semana Francesa, ainda sem data definida.

Câmara de Comércio França-Brasil

Com seus 120 anos de história, a Câmara de Comércio França-Brasil é a mais antiga Câmara de Comércio bilateral em atuação no Brasil. Além disso, as conquistas que marcam sua trajetória de sucesso, faz da CCIFB a maior Câmara francesa da América Latina. E, hoje, conta com quatro unidades regionais (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná).

Unidas, as quatro unidades regionais da CCIFB são responsáveis por estreitar as relações entre Brasil e França através de apoio comercial, e da promoção de eventos e trocas de experiências com líderes dos mais variados setores, de modo a ampliar a rede de networking de seus mais de 800 associados franceses, brasileiros e de demais nacionalidades. 

Além disso, o reconhecido trabalho desenvolvido pela Câmara de Comércio França-Brasil faz com que a mesma atue como interlocutora de diversas instituições francesas, como a CCI France e a CCI France International – Union des CCI Françaises à l’Étranger

Já a Câmara de Comércio França-Brasil São Paulo (CCIFB-SP) faz parte do conselho das Eurocâmaras de São Paulo (Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia), favorecendo uma ação coesa e positiva do empresariado no Brasil.

^