Pensando em inovar? Saiba desenhar programas de intraempreendedorismo de sucesso

O pontapé para a mudança em direção ao desenvolvimento da inovação dentro das empresas foi acelerado por conta da pandemia do COVID-19. Mas como desenvolver habilidades empreendedoras nos colaboradores? O foco deve ser em projetos ou pessoas? Quais são as variáveis de um programa de sucesso? De acordo com Renata Horta, fundadora da Troposlab, aceleradora de negócios, um dos primeiros passos é a aprendizagem de novos comportamentos. A especialista participou de live da comissão Mundo do Trabalho, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), no dia 20 de outubro. O último encontro da comissão debateu a importância das emoções no ambiente corporativo e pode ser lida aqui.

 

Segundo Renata, quando a pessoa se comporta significa que o trabalho de ensinar novos repertórios está sendo realizado com sucesso e que a pessoa está encontrando os recursos necessários para seguir a jornada. Quando isso não ocorre, ou seja, quando a pessoa não se comporta, a especialista sinalizou a necessidade de uma maior atenção nas estratégias de ensino, nos recursos oferecidos e na identificação de outras contingências no ambiente da empresa. Renata destacou, ainda, a importância de se projetar um ambiente acolhedor para o aprendizado, rico em feedbacks, conteúdos, estrutura e leveza.

 

Uma dúvida muito comum nas empresas, segundo a especialista, é sobre a escolha de investimento em projetos ou pessoas. A dica dela é apostar nos dois, pois os programas de intraempreendedorismo visam não somente selecionar projetos, mas também aqueles times que apresentam na ocasião do programa as melhores condições de gerar resultados no tempo hábil. Sobre as etapas de desenvolvimento de projetos e times, Renata sugere a criação de quatro macro-etapas: validação do problema, validação da solução, modelagem de negócios e a apuração de resultados.

 

Responder a três questões fundamentais ajuda as empresas a superar as possíveis variáveis. Segundo Renata, são elas: o que faz o empreendedor engajar? (a resposta engloba encontrar um sentido para o projeto, ter um espaço para expressar a criatividade e ter o reconhecimento social). O que mantém seu comportamento de empreender o projeto? (a resposta envolve os sinais do ambiente de está em um caminho certo, o avanço do trabalho compartilhado, o reconhecimento dos incentivos e a percepção de aprendizado). O que faz ele ter sucesso? (a resposta envolve habilidades empreendedoras, conhecimento e ambiente favorável).

^