O presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Stéphane Engelhard, comandou a abertura do primeiro Fórum de Diversidade, realizado nesta quinta-feira, dia 19 de novembro. Segundo ele, a iniciativa tem como intuito ressaltar que a sustentabilidade e a diversidade são dois pilares essenciais para o desenvolvimento econômico e social. De acordo com Bruno Carramenha, da Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional (4CO), estamos vivendo um paradoxo da gestão da diversidade.
Segundo Carramenha, há uma grande demanda da sociedade global sobre o tema que tem impactado as empresas. O especialista destacou que, como resposta a essa demanda, muitas organizações investem em programas de comunicação sobre diversidade, mas esquecem de proporcionar de forma efetiva experiências reais de diversidade no ambiente corporativo diário. Para iniciar uma jornada de diversidade, Carramenha indica realizar um diagnóstico de acordo com o contexto cultural da empresa. Depois, é preciso criar um senso para dar embasamento as ações que serão realizadas.
Sobre o avanço do tema diversidade dentro das empresas, Carramenha apresentou um estudo feito pela consultoria com base nas capas da Revista Exame, uma das principais publicações na área de negócios, de 2000 a 2020. Os dados mostram que de 2000 a 2005, 96% das capas da revista foram protagonizadas por homens brancos, 15% por mulheres brancas e 5% por homens negros. Já as capas de 2019 e 2020 foram protagonizadas 69% por homens brancos, 46% por mulheres brancas, 15% por homens negros e 23% por mulheres negras. Para o especialista, os dados mostram uma mudança e um olhar mais atento das lideranças em relação ao tema diversidade.
Cases Sanofi e Saint-Gobain
Neila Lopes, da Sanofi, apresentou o desenvolvimento da Jornada da Sanofi em Diversidade e Inclusão. Segundo ela, o desafio é ser reconhecido como uma empresa inclusiva internamente e atrativa externamente para futuros talentos. Neila ressaltou que o tema diversidade é trabalhado a partir de três pilares: educação, recrutamento e compromisso. A partir desses pilares, segundo ela, foram criados quatro grupos que englobam equidade de gênero, LGBTQI+, etnias e pessoas com deficiência.
De acordo com Neila, embora o tema diversidade e inclusão já esteja na pauta da Sanofi desde 2010, por meio de discussões focadas nas questões de equidade de gênero, em 2019 este trabalho foi ampliado, com a criação dos quatro grupos temáticos acima e iniciativas como a assinatura de compromisso com a ONU Mulheres e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a implementação de uma série de ações como, por exemplo, a licença parental de seis meses e treinamentos focados na reflexão sobre vieses inconscientes. Em 2020, segundo a executiva, a jornada ficou ainda mais efetiva, com eventos e atividades mensais, além dos diversos conteúdos criados e atualizados nos canais de comunicação.
Entre os resultados positivos, Neila destacou o crescimento de 47% no número de participações na segunda pesquisa de diversidade e inclusão realizada pela Sanofi. Outro dado relevante, mostrou que 80% dos colaboradores se sentem seguros em fazer uma denúncia no canal Compliance Helpline, criado pela empresa. Neila compartilhou, ainda, que a Sanofi contratou 50 novos colaboradores com deficiência física durante a pandemia, para diversas áreas e funções, em um processo de recrutamento e seleção 100% remoto. Para assistir ao vídeo da ação de diversidade “Do seu jeito”, clique: https://www.youtube.com/watch?v=1TtwwUr23nM
Já Claudia Dias Ramos, da Saint-Gobain, ressaltou que a empresa tem trabalhado nos últimos anos com ações que envolvem a diversidade e a inclusão. Segundo ela, os dois maiores desafios são ter uma cultura aberta e de engajamento e iniciativas para atrair e reter talentos.
Uma das ações da jornada da Saint-Gobain destaca pela executiva foi a criação de um comitê, com encontros quinzenais para acompanhar os planos de ação, criar discussões sobre o tema diversidade e elaborar conteúdos focados nos pilares raça e etnia, gênero e LGBT+. Claudia também destacou a importância da criação de grupos transversais mais focados nos planos de ação para que as ideia e necessidades sejam atendidas.
Entre as ações realizadas em 2020, Claudia apresentou a criação do logotipo #ConstruindoDiversidade e elaboração e apresentação de um manifesto durante uma convenção da empresa que reuniu mais de 1.000 colaboradores com o objetivo de reforçar o compromisso de garantir a igualdade, o respeito e o acolhimento para todos, refletindo a beleza das diferenças. Para assistir ao vídeo da ação de diversidade da Saint-Gobain, clique: https://www.youtube.com/watch?v=oovt817w7k8.