Realizações Brasil França: Da fundação da USP à construção de submarino, confira a parceria de longa data

Na opinião de diplomatas europeus e brasileiros ouvidos pela Folha de São Paulo, Brasil e França tem histórico de parceria e realizações conjuntas.

Da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP à parceria para as áreas de defesa, ciência e desenvolvimento sustentável, veja, abaixo, o histórico das relações franco-brasileiras.​

Intercâmbio Cultural

1816: Missão artística francesa
A pedido do príncipe regente dom João 6º, um grupo francês de pintores, escultores, arquitetos e gravuristas veio ao Brasil fundar a primeira instituição oficial de ensino de artes, a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios (Academia Imperial de Belas Artes depois de 1826)

1934: Fundação da USP
A fundação da universidade congregou sete instituições já existentes, como a Faculdade de Direito e a Faculdade de Medicina, e criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entre os primeiros docentes convidados, estavam aqueles da missão francesa, como o historiador Fernand Braudel e o antropólogo Claude Lévi-Strauss

1959: Criação da Casa do Brasil (“Maison du Brésil”) na Cidade Universitária de Paris
Até hoje, acolhe professores, pesquisadores e estudantes brasileiros que chegam a Paris em programas acadêmicos, bem como artistas e profissionais em estágio de aperfeiçoamento. O ex-ministro do STF Francisco Rezek e o fotógrafo Sebastião Salgado já passaram por lá.

2005: Ano do Brasil na França
França recebeu cerca de 400 eventos relacionados a teatro, cinema, dança, fotografia, gastronomia, esporte, música, artes plásticas, literatura e design brasileiros. Gilberto Gil e Caetano Veloso fizeram um show na praça da Bastilha, em Paris. Em 2009, foi a vez da França vir ao Brasil com a mesma iniciativa.

 

Acordos Políticos

1826
Tratado de Amizade, Navegação e Comércio entre o Brasil e a França. O documento acordava, em 26 artigos, tópicos como a paz constante e a amizade perpétua, liberdade de comércio e navegação e políticas para criminosos.

2003
O Brasil é convidado a participar da cúpula do então G8, realizada na cidade francesa de Evian, a convite da França.

2008
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy e o ex-presidente Lula assinam o Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, voltado para cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, temas migratórios, entre outros.

2017
Inauguração da ponte sobre o rio Oiapoque, que liga Oiapoque, no Amapá, e Saint-Georges de l’Oyapock, no território ultramarino da França, a Guiana Francesa. O investimento de R$ 68 milhões foi rachado meio a meio entre Brasil e França.

2018
O submarino Riachuelo, fruto do Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França, é lançado ao mar no mês de dezembro, sob o ex-presidente Michel Temer.

Fonte: Folha de São Paulo

^