Reinvenção do trabalho: habilidades para o futuro

Conheça as competências de liderança que devem ser valorizadas com as mudanças trazidas pela pandemia

 

A transformação digital é uma estratégia adotada por empresas para ganhar competitividade e inovação. Antes da pandemia, tendências como agilidade de processos, estruturas organizacionais mais horizontais, modelos flexíveis de trabalho, capacitação de lideranças para uma cultura inovadora e integração de plataformas digitais já faziam parte do planejamento e da visão de muitas companhias. Os impactos da crise do coronavírus (Covid-19) afetaram esse quadro e transformações foram aceleradas. Como resultado, a figura do líder assumiu um espaço central na condução de equipes e enfrentamento dos atuais desafios. Competências estão sendo reavaliadas com objetivo de adaptação a novos contextos e geração de melhor performance.   

É neste cenário que as mudanças no perfil de profissionais e nos modelos de trabalho e negócios a partir da tecnologia foram temas do webinar  A Reinvenção do Trabalho: Habilidades do Futuro, iniciativa promovida pela MOX Digital e Delorean Desenvolvimento e Inovação, que contou com a CCI França-Brasil como um dos parceiros apoiadores.  

“Mais do que uma aceleração, para muitas organizações a pandemia criou necessidades. Pilares de mudanças que já estavam em curso foram ampliados. Transformação digital, diversidade, meio ambiente e impactos sociais são exemplos”, afirmou Xavier Leclerc, coordenador da Comissão Digital (CCIFB-RJ), curador e diretor de vendas da MOX Digital, empresa  realizadora do .Futuro I Rio.  

Aproveitando a publicação do livro Passaporte para o Futuro, do especialista em futuro do trabalho Gabriel Pinto, o encontro reuniu especialistas para debate de transformações sob três aspectos principais: competências e recrutamento de pessoas; educação corporativa e transformação cultural das organizações; e iniciativas macro e educação renovada. (Confira o webinar na íntegra, clique aqui). 

 

O futuro do trabalho é agora

Um levantamento da Korn Ferry, empresa de consultoria e gestão, com 150 mil executivos pertencentes a base global da companhia apontou que apenas 15% dos líderes possuem as competências necessária para o “profissional do futuro”. Veja quais as principais competências valorizadas no período atual apresentadas durante o webinar: 

Agilidade;

Capacidade de aprendizado;

Saber lidar com ambiguidade;

Saber cultivar inovação;

Inteligência emocional para lidar com pressão, mudanças e frustrações.

 

Próximo encontro: conferência .Futuro | Rio  

Os temas expostos no webinar serão revisitados e ampliados na conferência .Futuro | Rio. Em sua 4ª edição, o evento será no dia 18 de novembro em formato híbrido (parte presencial e parte virtual). Mais informações estão disponíveis no site futuro-rio.com/

^