Saúde mental piora durante a pandemia para 53% dos brasileiros

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou durante a pandemia. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

 

Para Marcelo Egéa, psicólogo e CEO da Ser Total, um dos grandes desafios hoje é conseguir desestressar e aprender a colocar o stresse no seu devido “lugar”. Egéa ressaltou que as liberações químicas do stresse no organismo são benéficas. O que traz malefícios é o tempo que o stresse permanece.

 

Um dos caminhos, de acordo com Armelle Champetier, líder da Yogist no Brasil, é utilizar técnicas simples de yoga para interromper os conflitos internos. Os especialistas participaram de live realizada, no dia 11 de maio, pela comissão Mundo do Trabalho da Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB-SP). O último encontro tratou sobre como as empresas devem se preparar para o mundo BANI e pode ser lida aqui.

 

Champetier ressaltou que a meditação é uma prática de concentração. Segundo ela, não existe a possibilidade de não pensar em nada e sim em focar a atenção seja na respiração ou no próprio corpo. Segundo Egéa, é essencial entender que a meditação é o foco em si mesmo e que precisa ser praticada diariamente, mesmo que durante poucos minutos. Uma das práticas apresentadas foi a postura da criança. Aprenda abaixo como fazer.

 

^