Conheça o Scrum, a mais recente metodologia ágil de gestão de projetos

No jogo de Rugbi, há uma jogada onde os atletas de um time formam uma “parede” no sentido de impedir o avanço da equipe adversária. Esse movimento é chamado de Scrum, que batizou a mais recente metodologia ágil de gestão de projetos e desenvolvimento de produtos no mundo. Fundamentado no Teorema de Pareto, onde apenas 20% de alguma atividade corresponde a 80% de seus resultados, o esquema é muitas vezes comparado à estratégia de Administração denominada Ciclo PDCA (Planejar/Desenvolver/Checar/Agir).

Scrum

O agile coach Ricardo Augusto de Moura foi o convidado da Comissão de Educação Superior e Exercutiva da Câmara de Comércio França Brasil de São Paulo (Comissão Gerenciada por Mathias Carvalho, da Rennes School of Business, associada da CCIFB-SP), no dia 6 de fevereiro, para ministrar uma palestra sobre o Scrum. Segundo ele, a metodologia é o mais recente framework para trabalhar a questão da agilidade.

A metodologia Scrum não prevê hierarquia na gestão de projetos. Conta apenas com três funções básicas. O Product Owner é o especialista no tema, nas necessidades do cliente e na lucratividade da iniciativa. Segundo Moura, é  ele quem levanta os requisitos iniciais junto ao cliente e prepara as histórias para a equipe, ou seja, as especificacões de negócios que serão a base das Sprints (ciclos) e tarefas de cada profissional.

Scrum Master

Já o Scrum Master é o facilitador do projeto. Trata-se do profissional que vai cuidar para que todas as tarefas sejam executadas a contento pelos profissionais da Equipe de Desenvolvimento. Cada time deve ter de três a nove integrantes, de maneira a facilitar a interação de seus membros.

Etapas

Com o Product BackLog, define-se a Sprint, que deve ter meta e prazos bem estabelecidos. Cada Sprint não pode durar mais de um mês. Então, inicia-se a fase de Planning, primeiramente com o Product Owner estabelecendo as funcionalidades requisitadas e, em segundo lugar, a Equipe de Desenvolvimento fixando as tarefas necessárias para atingir os requisitos (sendo que cada tarefa deve durar até um dia de trabalho).

Ao terminar o Planning, estabelece-se o BackLog da Sprint, ou seja, a lista de tarefas definidas conforme o valor entregue ao cliente e ao alinhamento com o negócio. Todos os dias, a Equipe de Desenvolvimento realiza o Daily Scrum, uma reunião de 15 minutos onde cada um diz o que fez e os eventuais impedimentos para realizar as tarefas seguintes.

Ao ter as tarefas cumpridas e validadas, realiza-se a Sprint Review, com os resultados sendo apresentados a todos os participantes e, eventualmente, até mesmo aos clientes finais. Para um Sprint de um mês, essa etapa deve ter a duração máxima de quatro horas. Se houver bugs, o Product Owner decide quando corrigir.

A última fase é a retrospectiva. Neste momento, cada membro da equipe discute o que todos fizeram com alta qualidade, com qualidade regular e qualidade ruim. O especialista Moura lembra que a ideia é estabelecer procedimentos para melhorar o desempenho do time como um todo nos ciclos seguintes.

^