Total e PUC-Rio desenvolvem projeto pioneiro de conversão de barco híbrido para atividades offshore no Brasil 

Projeto vai instalar banco de baterias em embarcação PSV 4500 para reduzir consumo de combustível e emissões 

Tecnologia será testada no Campo de Lapa, operado pela Total no pré-sal da Bacia de Santos 

 

A Total, em parceria com o Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos (CDEV) da PUC-Rio, está desenvolvendo uma tecnologia pioneira no Brasil de conversão de embarcações convencionais diesel-elétricas para uma propulsão híbrida otimizada. O projeto, que tem conclusão programada para o primeiro semestre de 2022, foi elaborado com foco na pesquisa e aplicação deste sistema de geração de energia em uma embarcação de apoio do tipo PSV classe 4500. O investimento será realizado pela Total com os recursos inerentes à Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) presente nos contratos de concessão celebrados com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Iniciado em janeiro de 2020, o projeto propõe a instalação de um banco de baterias em paralelo aos grupos de geradores a diesel da embarcação, de modo a alternar a utilização de diesel e de bateria para geração de energia elétrica. Um dos diferenciais é que o dimensionamento desse banco de baterias será feito de forma otimizada, de modo a considerar a real demanda de energia da embarcação, além de suas especificações técnicas. Com essa estratégia inovadora, espera-se alcançar uma redução dos custos de conversão, possibilitando que este modelo mais econômico seja aplicado em outras embarcações no Brasil. Dependendo da operação, projeta-se uma redução de 40% na utilização de diesel pelo navio e, consequentemente, uma diminuição de aproximadamente 50% nas emissões de gases poluentes (NOx e metano). 

Podem ser observados diferentes benefícios do sistema híbrido: as baterias absorvem as grandes variações instantâneas de carga, permitindo que os geradores operem em regime mais estável; e ainda apresentam tempo de resposta bem menor do que os motores convencionais, proporcionando melhor controle da embarcação. 

“Importante assinalar que este projeto está entre as nossas primeiras parcerias de Pesquisa & Desenvolvimento com universidades brasileiras e estamos muito otimistas com este trabalho promissor com a PUC-Rio. A Total acredita no valor do conhecimento gerado pelas universidades no Brasil e quer atuar cada vez mais na aproximação entre indústria e meio acadêmico, de modo a promover a inovação no País. A indústria conhece as suas necessidades e tem a expertise técnica sobre as suas operações, que combinadas à capacidade de desenvolvimento tecnológico das universidades têm grande poder para transformar e desenvolver soluções inovadoras para o setor de óleo e gás”, analisa Isabel Waclawek, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Total E&P do Brasil. 

“As embarcações de apoio marítimo, fundamentais para as nossas operações offshore, além do oneroso consumo de óleo diesel e óleo pesado, têm sistemas de propulsão responsáveis pela emissão de poluentes. Um dos objetivos do Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos (CDEV) da PUC-Rio é a oferta de equipamentos com foco principalmente na redução de emissões e aumento da eficiência energética. Desta forma, contribuímos com a Total para que este novo projeto esteja alinhado com a norma IMO 2020, da International Maritime Organization e em vigor desde 1o de janeiro de 2020. Ela determina a redução do limite de enxofre no combustível de embarcações de 3,5% para apenas 0,5%, gerando uma baixa anual de aproximadamente 8,5 milhões de toneladas de óxido de enxofre. Engajada nesse esforço de redução de emissões, a Total, como contratante de embarcações de apoio marítimo, resolveu ir além e agregar ciência e tecnologia a esse desafio mundial através do presente inovador projeto de PD&I”, reforça o Prof. Sérgio Braga, Diretor do Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos (CDEV) da PUC-Rio. 

O projeto do barco híbrido está estruturado em 3 etapas: a primeira, em andamento, contempla a instrumentação do barco, o desenvolvimento de um simulador para testar o modo híbrido e análise de riscos de segurança e impactos ambientais. 

Programada para ser concluída no segundo semestre de 2020, a segunda fase prevê o dimensionamento do banco de baterias, pré-testes em laboratório da PUC-Rio e a instalação do sistema de hibridização. A última etapa, prevista para ser finalizada em 2022, vai observar o monitoramento das condições operacionais e a quantificação das reduções de consumo de combustível e emissões com a realização de testes no Campo de Lapa, operado pela Total no pré-sal da Bacia de Santos. 

Parte do capital do projeto será revertido para a modernização do laboratório da PUC- Rio em Xerém, no Rio de Janeiro, que ganhará novos equipamentos e recursos para avançar em pesquisas do segmento de óleo e gás. 

 

Sobre a Total no Brasil 

A Total está presente no Brasil há mais de 40 anos, empregando mais de 3.000 profissionais comprometidos com uma energia melhor. Suas seis subsidiárias atuam no país nos setores de exploração e produção de petróleo, gás, distribuição de combustíveis e lubrificantes, química, armazenamento de energia e energias renováveis (solar e eólica). Saiba mais em www.br.total.com 

 

Sobre a Total 

A Total é um amplo Grupo de energia que produz e comercializa combustíveis, gás natural e eletricidade com baixa emissão de carbono. Nossos 100.000 funcionários estão comprometidos com uma energia melhor, mais segura, mais limpa e acessível ao maior número de pessoas possível. Atuando em mais de 130 países, a nossa ambição é nos tornarmos a maior empresa de energia responsável. Saiba mais em www.total.com

 

Sobre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) 

O CTC/PUC-Rio é um dos quatro Centros da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e engloba dez cursos de graduação em Engenharia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, e também os bacharelados em Química, Matemática e Física. Na pós-graduação, além dos tradicionais mestrados e doutorados acadêmicos, o CTC oferece ainda o Mestrado em Metrologia,Qualidade, Inovação e Sustentabilidade (Pós MQI) e os Mestrados Profissionais em Engenharia Urbana e Ambiental e o de Logística. De acordo com os resultados da última avaliação CAPES (2013-2016), dos 12 programas do CTC avaliados, cinco conquistaram nota máxima e outros três ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a PUC-Rio como referência de qualidadede ensino no Brasil e no exterior. Ao todo, o CTC/PUC-Rio agrega cerca de 5 mil alunos, 140 laboratórios de ponta e aproximadamente 300 professores, a maioria de tempo integral e com doutorado no exterior. Ciência, tecnologia e inovação estão presentes no dia a dia de todas as atividades do CTC, que tem como meta principal oferecer à sociedade brasileira formação de excelência em recursos humanos, além de pesquisas e soluções de nível internacional, equiparando-se às melhores universidades do mundo. 

 

(Foto: Arquivo Siem)

 

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