Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostra que 70% das pessoas vão manter as compras digitais no pós-pandemia. Não à toa, este ano a Black Friday, dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções, torna-se ainda mais importante no digital. Mas como aproveitar a data para atrair os consumidores online, melhorar a performance de dados e gerar mais conversões?
A comissão de Comunicação e Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) realizou live, no dia 24 de setembro, com Henrique Mendes, especialista de E-commerce da ADIN, Daniel Bolanho, E-Commerce Sales Executive & Customer Experience da Oracle e Pedro Martini, IT Executive da CIO. De acordo com Bolanho, durante a pandemia houve um novo movimento do consumidor para o digital. Para ele, é cedo afirmar que houve uma mudança de comportamento e que ela vai se manter nos próximos meses. No caso das empresas, Bolanho ressaltou que houve uma priorização da tecnologia.
Já Mendes sinalizou que a restrição física vai fazer com que os consumidores migrem ainda mais para o digital neste Black Friday. Segundo ele, mais de 150 mil novas lojas virtuais foram criadas durante a pandemia e, por isso, acredita que vão crescer as compras por meio de aplicativos e do e-commerce. Na mesma linha, Martini destacou que a pandemia potencializou o movimento para o consumidor iniciar uma primeira experiência no digital e ampliou as possibilidades para aquele consumidor que já comprava online e que deseja novas experiências.
Sobre a Black Friday deste ano, Martini sinalizou que a expectativa é atingir o mesmo volume de vendas dos dois últimos anos e destacou que no período de cinco dias, a empresa consegue fazer o faturamento de vendas equivalente a um mês de operação. Para Bolanho, essa edição não terá taxas tão altas de vendas como nos últimos anos, mas as empresas precisam estar preparadas com uma estrutura elástica de logística e em nuvem que atenda a demanda. Mendes destacou, ainda, que os e-commerces vão precisar de um excelente sistema de busca para atrair esses consumidores. Segundo ele, muitas companhias vão aproveitar a data para desovar produtos.