CNRS e CCIFB : parceria inédita com foco em Pesquisa e Inovação

Câmara integrou evento de comemoração dos 80 anos da instituição, em Santiago, no Chile

 

A diretora-executiva da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro, Jaqueline Saad, participou da mesa-redonda sobre pesquisa pública e pesquisa privada, durante o encontro “CNRS na América do Sul: uma história de integração científica para abordar os desafios do futuro”, no dia 10 de maio. Ao lado de instituições responsáveis pela colaboração indústria-academia no Chile, ela apresentou a parceria construída com o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) e ações realizadas no Brasil, incluindo a estruturação da Comissão de Pesquisa e Inovação para compartilhamento de experiências e mapeamento de oportunidades de atuação conjunta com empresas associadas. O evento, realizado em Santiago, no Chile, de 08 a 10 de maio, integrou a agenda de comemoração dos 80 anos do CNRS.

 

 

Programação destaca colaboração

O primeiro dia do evento “CNRS na América do Sul: uma história de integração científica para abordar os desafios do futuro” foi aberto a todos que se encontravam no salão do antigo Congresso de Santiago. A manhã foi dedicada a várias palestras plenárias de especialistas em diferentes campos de pesquisa, como astronomia, ciência de dados e biodiversidade. No período da tarde, uma cerimônia oficial reuniu Alain Schuhl, vice-diretor geral de ciência do CNRS, Roland Dubertrand, embaixador da França no Chile, Ennio Vivaldi Véjar, reitor do Universidade do Chile (UChile), e Ignacio Sánchez Díaz, Reitor da Universidade Católica do Chile (PUC). Cada um deles apresentou os vínculos entre o CNRS e a América do Sul, destacando o interesse em manter e fortalecer essas colaborações.

Os dias 09 e 10 de maio foram dedicados a debates sobre vários temas transversais, reunindo executivos, pesquisadores e representantes de instituições e do setor público.  A CCI França-Brasil integrou a mesa-redonda sobre cooperação entre o setor privado e a pesquisa pública, que permitiu avaliar oportunidades e desafios dos processos de colaboração. Além da diretora-executiva da CCIFB do Rio de Janeiro, Jaqueline Saad, integraram a discussão: Alejandro Jofré (CMM – U. Chile e UMI CNRS Santiago), Rafael Palacios (Hub – SOFOFA), e Eduardo Bitrán (Clube de Inovação & U. Adolfo Ibáñez).

 

Sobre a Comissão de Pesquisa e Inovação

A Comissão de Pesquisa e Inovação é coordenada por François Haas, Presidente da SAFRAN, e conta com a participação do Diretor do CNRS para o Brasil / Cone Sul, Olivier Fudym.  Dentre as ações realizadas em 2019, foi enviado um questionário sobre o tema PD&I para cerca de 30 empresas membros da rede CCIFB, nas quatro regionais.  As contribuições feitas pelas organizações – em termos de práticas, pontos de atenção e oportunidades para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação no Brasil, incluindo a dimensão de colaboração internacional – serão integradas à proposta de agenda da Comissão, com objetivo de compartilhar  experiências e mapear atividades conjuntas no âmbito da Câmara.

^