Colaboradores da Voltalia realizam ações voluntárias em várias regiões do Brasil

Ciente do seu papel em contribuir para um mundo mais sustentável e socialmente responsável, a Voltalia, geradora internacional de energias renováveis e prestadora de serviços, vem realizando, ao longo dos 15 anos que está presente no Brasil, diversas ações ambientais, humanitárias e trabalhos voluntários envolvendo direta e indiretamente seus colaboradores.

Recentemente, os 170 colaboradores da companhia, atuaram diretamente no combate à desigualdade reforçada pela pandemia Covid-19 no Brasil, destinando verba própria para mitigação dos seus impactos na vida dos moradores do entorno dos seus parques eólicos e solar. O montante arrecado, fruto de doação da própria Voltalia e dos colaboradores, foi revertido na aquisição de kits de álcool gel, máscaras caseiras, cestas básicas, equipamentos de hemodiálise, oxímetros, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), beneficiando moradores, profissionais da área de saúde e hospitais.

A companhia também tem desenvolvido e realizado uma série de ações visando reduzir os impactos da degradação ambiental na vida das comunidades onde atua. Esse ano, a empresa deu início à Operação Serra Limpa, onde voluntários, divididos em grupos, atuaram no processo de limpeza de onze vilas no município de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Todo material recolhido foi enviado para cooperativa de reciclagem em Mossoró. Em paralelo, no município de Areia Branca, foram criadas oficinas para fabricação de lixeiras com pneus usados, mais uma ação incentivada pela companhia.

“Os colaboradores da Voltalia estão sempre engajados nas temáticas que envolvem o meio ambiente e a população. Dessa forma, não é difícil surgirem ideias de trabalhos voluntários realizados por eles. Está no nosso DNA, faz parte da nossa missão”, destaca Robert Klein, CEO da Voltalia Brasil.

Ano passado, a empresa realizou três ações de limpeza em praias e manguezais do estado do Rio Grande do Norte e recolheu mais de 4 toneladas de lixo. Os colaboradores da sede da Voltalia no Rio de Janeiro também organizaram de forma voluntária a limpeza da praia do Arpoador, um dos cartões postais do Rio. As iniciativas fazem parte do Movimento Voltalia Lixo Zero e reforça a missão da empresa: melhorar o ambiente global, promovendo o desenvolvimento local.

 

A Voltalia também realiza a campanha Plástico Zero, onde embalagens descartáveis são evitadas nos escritórios ou sites da empresa. “O objetivo é reduzir o consumo do material que leva anos para ser deteriorado no meio ambiente e já virou uma brincadeira dentro da companha. Todos sabem que não se pode entrar com descartáveis lá”, brinca Klein. Para complementar a ação, a Voltalia disponibilizou um espaço para que os colaboradores possam depositar os poucos itens plásticos provenientes de embalagens ainda utilizadas. Ao final de cada mês, a caixa de vidro é aberta e os itens plásticos contabilizados e enviados para cooperativa de reciclagem.

 

Imagem: Acervo Voltalia.

^