Comissão de Energia da CCI França-Brasil realiza 1º encontro do ano com a Empresa de Pesquisa Energética

Temas abordados se desdobrarão em agendas específicas em 2021

 

No dia 26 de março, a Comissão de Energia da CCIFB-RJ lançou sua agenda de encontros 2021 para troca de ideias sobre desafios e oportunidades setoriais, a curto, médio e longo prazo.

O convidado da 1ª mesa redonda virtual deste ano foi Thiago Barral, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entidade de referência internacional na produção de dados, informações e estudos de alta qualidade sobre o setor energético brasileiro.

 Na ocasião, tendo como pano de fundo o Plano Nacional de Energia 2050 e o Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, Thiago compartilhou sua visão sobre diferentes temas setoriais estratégicos e prioritários, assim como aspectos técnicos, jurídico-regulatórios, socioeconômicos e ambientais conexos.

“A oportunidade de interagir com a CCI França-Brasil sempre é muito produtiva e de alto nível. Neste último encontro, pudemos discutir abertamente diversos desafios do setor energético, somando a visão de planejamento energético da EPE com as perspectivas de relevantes lideranças empresariais que investem no Brasil. Isso me permite orientar melhor as iniciativas e estudos da EPE,” afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética.

 Assuntos como transição energética para a neutralidade de carbono, sustentabilidade e competitividade de fontes renováveis, oportunidades da nova Lei do Gás, cenários relativos a estratégias de armazenamento, geração distribuída, entre outros, foram abordados à luz de imperativos de segurança energética e cenários de inovações tecnológicas cada vez mais rápidas e disruptivas.

 “A EPE é uma instituição de excelência do setor energético brasileiro, cuja inteligência técnica se apoia também em um conhecimento profundo das boas práticas internacionais. É sempre muito enriquecedor para nós trocar ideias com Thiago Barral e suas equipes, que se destacam pelo elevado nível técnico, qualidade das análises e clareza das informações”, ressaltou Robert Klein, Coordenador da Comissão Energia, Vice-Presidente da CCIFB-RJ e CEO da Voltalia Energia do Brasil. 

“Juntamente com os membros da Comissão de Energia, desdobraremos alguns dos assuntos abordados em encontros temáticos ao longo de 2021, associando setor produtivo e autoridades”, completou Robert.

A Comissão de Energia da CCIFB-RJ reúne líderes de empresas do grupo EDF, Engie, Subsea 7, Total, Vinci Energies e Voltalia, com objetivo  compartilhar análises e informações setoriais, regulatórias, macroeconômicas e conjunturais, visando uma melhor compreensão do mercado e interagindo com autoridades e atores-chave do mundo energético.

^