A CCI França-Brasil comunica com pesar o falecimento na semana passada de François Dupuis, membro associado da Câmara do Rio de Janeiro e fundador do Club du Taste-Vin.
Apaixonado pelo Brasil e um pioneiro na aproximação da cultura brasileira e francesa por meio da difusão da tradição dos vinhedos franceses, François liderou desde 1992 a importação de rótulos de produtores de diferentes portes, desde os típicos aos tradicionais, priorizando mais recentemente a produção orgânica e artesanal.
Nascido em Lyon, polo gastronômico estrategicamente situado entre a Bourgogne e a Vallée du Rhône, costumava viajar regularmente à França para aprimorar sua seleção e trazer novidades aos amantes do vinho no Brasil, país que escolheu viver desde a década de 90.
Seu entusiasmo e afeto pela área foram herdados em família. O tio, um grande apreciador, o introduziu nas descobertas do fascinante mundo dos vinhos e dos terroirs da França. O nome Club du Taste-Vin nasceu da lembrança de um objeto de prata de seu avô Alfred, que possuía uma propriedade em Saint Julien no Beaujolais.
Foi um empresário precursor em sua área, unindo sua paixão à profissão, caminho este que o levou ao reconhecimento no setor gastronômico, especialmente do Rio de Janeiro e de São Paulo.
“François era apaixonado pela França e pelo Brasil, construindo pontes entre os dois países e promovendo o que a França tem de melhor. Sua trajetória no Brasil não apontava para a escolha dessa área de atuação. Mas, ele finalmente decidiu fazer de sua paixão uma profissão. Amante da vida e do vinho, e pilar da nossa comunidade, já temos saudades dele!”, compartilhou o presidente da CCI França-Brasil, Patrick Sabatier, em memória ao membro da Câmara e rede francesa.
Uma mensagem em nome dos Chefs
O coordenador da Comissão Arte de Viver da CCIFB-RJ e membro da Câmara, Chef Roland Villard, lembra do lado amigo e generoso de François ao compartilhar sua expertise na área gastronômica. Em nome dos Chefs que tiveram trocas com François, Roland deixa a mensagem:
“Para os chefs do Rio, François era muito mais do que apenas um fornecedor de vinho: ele era um amigo querido, um conselheiro, um professor, um testeur… Ele adorava o contato conosco, e, como excelente gastrônomo que era, gostava de provar tudo o que fazíamos para testar novas e possíveis harmonizações com o vinho. As receitas até podiam ser sofisticadas, mas ele valorizava também degustar um pedaço de um bom queijo, um bom pão, um saucisson.
Para François, o importante era o momento de amizade e de troca com os chefs. Ele era um verdadeiro gentleman, elegante com as palavras e generoso com o tempo.”
“La prochaine bouteille ouverte, nous aurons une pensée pour toi et trinquerons tous à ta santé pour ton dernier voyage. François, tu nous manques déjà énormément.”
Aos familiares e amigos, os membros da Diretoria da CCI França-Brasil manifestam sua solidariedade e expressam suas condolências.