Conheça o FrancEcolab Brasil 2021, iniciativa da Embaixada da França e Fondation Tara Océan, em parceria com a CCIFB e organizações

Tema deste ano foca preservação de oceanos e rios por meio da sensibilização de jovens sobre a responsabilidade ambiental, e conta com o apoio de ENGIE Brasil e L’Oréal Brasil


Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos, celebrados respectivamente em 05 e 08 de junho, a Embaixada da França e a
Fondation Tara Océan apresentam a iniciativa FrancEcolab Brasil 2021. O projeto conta com a parceria da CCIFB, de instituições nacionais e internacionais – a exemplo da Unesco e do Pnuma –, e empresas da rede associada como L’Oréal Brasil e ENGIE. Seu objetivo é sensibilizar as(os) jovens sobre a sua responsabilidade ambiental e acompanhá-los(as) em seus compromissos de ecocidadãs(os).

O tema deste ano é a preservação de oceanos e rios, e a luta contra microplásticos. A partir de dois eixos de atuação, escolares (7 a 18 anos) e jovens (18 a 26 anos), a iniciativa prevê um cronograma de atividades ao longo de 2021 voltado para sensibilização, conscientização, formação e engajamento. Entre as ações estão encontros com especialistas, webinários, ateliês, palestras, exibição de documentários, exposições, mentorias e concursos.

Para Jaqueline Saad, diretora-executiva da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro e membro do comitê organizador dos eixos escolares e jovens, FrancEcolab 2021  é um marco na construção de uma agenda multissetorial tendo como eixo principal a proteção e o uso sustentável de rios e oceanos. 

“Nossa colaboração com a Embaixada da França, Fondation Tara Océan e tantos parceiros-chave tem revelado diferentes oportunidades de desdobramentos para a construção de uma agenda em sinergia com a pauta da Década do Oceano (2021-2030). Temos potencial de desempenhar um relevante papel na articulação entre nossas empresas-membro, autoridades públicas, sociedade civil e ecossistemas de inovação nesse contexto”, ressalta.


Eixo escolares – ações 

 

São mais de 3.500 estudantes em 50 escolas parceiras, na sua grande maioria na rede pública, em 12 estados brasileiros. As ações têm sido desenvolvidas no nível das coordenações pedagógicas e alunas(os) nos últimos meses, e visam fazer refletir e capacitar as (os) estudantes no desenvolvimento de ações em benefício da preservação de oceanos e rios. As melhores reflexões e propostas serão reconhecidas e estimuladas através de um concurso nacional entre as escolas participantes. A premiação, em diferentes categorias, contará com a parceria da Engie Brasil.

“Estamos convencidos de que por meio destes projetos os alunos e as alunas irão adquirir elementos-chave de compreensão do mundo no qual vivem e se darão conta de que também são atores responsáveis pela preservação do meio ambiente. E quem sabe dessa experiência veremos nascer também cientistas e navegadores?”, destaca Maguelone Orliange-Ladsous, Adida de Cooperação Educacional da Embaixada da França no Brasil, responsável pela coordenação das ações no eixo escolar.

 

LAB Jovens – Defensores e defensoras dos oceanos e rios

 

O FrancEcolab em seu eixo de 18 a 26 anos, chamado de Lab Jovens, visa oferecer a essa geração um programa de desenvolvimento de habilidades no âmbito de suas ações em defesa do meio ambiente. 

Além da capacitação, o projeto permite ainda criar uma rede entre jovens engajados na causa ambiental de todo o país, incluindo atores da sociedade civil, institutos de pesquisa, empresas e a comunidade internacional.  A ideia é impulsionar mudanças, impactando o futuro de forma positiva por meio da construção de um planeta mais sustentável e igualitário. 

“Esse programa tem o objetivo de oferecer apoio e reconhecimento. O Lab Jovens é para todas e todos, defensoras e defensores do meio ambiente em toda sua diversidade, porque acreditamos que a troca entre diferentes experiências será o motor desse projeto”, destaca Damien Gairin-Calvo, Adido de Cooperação Técnica da Embaixada da França no Brasil. 

Em fase de mobilização de participantes, o Lab Jovens abre inscrições gratuitas a partir desta terça-feira (01/06), que seguem até 10 de junho pelo canal Instagram.  O programa promoverá webinarios, ateliês e encontros virtuais. Os inscritos poderão compartilhar experiências entre pares e com profissionais inspiradores, abordando o ativismo de diferentes perspectivas: comunitária, científica, artística, jornalística e internacional. 

Ao final da iniciativa, uma premiação reconhecerá os projetos individuais mais promissores e impactantes, e contará com a parceria da L’Oréal Brasil em diferentes categorias.

Mais informações no site do projeto: http://debatesideias.com.br/labjovens/ 

 

^