O projeto visa gerar mais oportunidades de estudo e emprego aos jovens em situação de vulnerabilidade
A EDF Norte Fluminense acaba de firmar parceria com a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”, que reúne o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituições internacionais, o setor privado, o terceiro setor, governos e a sociedade civil. A companhia, que é responsável por gerar 25% da energia consumida na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, busca colaborar com a mudança do cenário empregatício e educacional da juventude brasileira. Hoje, 6,6 milhões de jovens, entre 18 e 24 anos, estão sem estudar e sem trabalhar.
Apoiando a “Um Milhão de Oportunidades”, que é a maior articulação pela juventude no Brasil, a EDF Norte Fluminense tem o compromisso de gerar oportunidades para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade – como negros, pardos, indígenas, moradores de periferias, áreas rurais e pessoas com deficiência – ingressarem no mercado de trabalho em posições de estágio, jovem aprendiz e emprego formal.
“Temos a responsabilidade de cooperar com o desenvolvimento dos jovens do país para garantir mais oportunidades igualitárias no futuro. É extremamente gratificante participar de uma iniciativa tão transformadora e que vai ao encontro dos valores da EDF Norte Fluminense”, diz Emmanuelle Missire, diretora de Recursos Humanos, Comunicação e QSMA da EDF Norte Fluminense.
Com o apoio ao projeto, a EDF Norte Fluminense contribui ainda mais para a inclusão qualificada dos jovens no mercado de trabalho, com as condições necessárias para que possam seguir com os estudos e completar sua escolaridade. Além disso, a companhia se compromete com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
A “Um Milhão de Oportunidades” tem como objetivo criar mais oportunidades de acesso à educação de qualidade e de empregos decentes e justos aos jovens de 14 a 24 anos, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Nos próximos dois anos, o projeto pretende gerar um milhão de oportunidades, em quatro pilares principais: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal.
Todas as oportunidades poderão ser acessadas pelo site 1mio.com.br e pelo aplicativo da iniciativa. Os interessados têm acesso a informações de qualidade sobre cursos de formação e oportunidades para o mercado de trabalho, incluindo dados segmentados por região.