BrandZ França 2019: Conheça as 10 marcas francesas mais valiosas

A França é conhecida por possuir marcas fortes em diversos setores, principalmente no mercado de luxo. É o que aponta o BrandZ França 2019, ranking que reúne as 50 marcas francesas mais valiosas do ano. 

Segundo o ranking, as marcas somam um pouco mais de US$293 bilhões (cerca de € 254 bilhões) de valor de marca. O valor , no entanto, é equivalente a pouco mais de 11,3% do PIB anual da França. Além disso, o valor representa um aumento de 22% em relação ao ano passado.

Um ranking dominado pelo luxo e cuidados pessoais

De acordo com o ranking, realizado pela Kantar Millward Brown, as marcas de luxo contribuem com 47% do valor total de US $ 293,1 bilhões do ranking. Esse dado demonstra a poderosa posição das casas de moda tradicionais no cenário corporativo do país.

Ao analisarmos as top 10 marcas mais valiosas, quatro marcas são do setor de luxo, das quais 3 delas, ocupam as primeiras posições do BrandZ França. Essas quatro marcas somam um total de US$124,594 bilhões.

No entanto, na categoria de cuidados pessoais, três marcas ocupam as 10 primeiras posições, representando um total de US$44,426 bilhões em valor de marca. 

As outras marcas que ocupam as primeiras 10 posições do ranking pertencem aos setores de telecomunicações (US$27,592 bilhões) e seguros (US$7,011 bilhões).

BrandZ França: Top 10 marcas francesas mais valiosas

Conheça agora as 10 marcas francesas mais valiosas, segundo o ranking:

1) Louis Vuitton

A marca de luxo, que fez seu nome com sua bagagem de assinatura, é hoje um ícone global da alta moda. De bagagens à jóias e acessórios, a marca é reconhecida simplesmente por suas iniciais. A marca Louis Vuitton é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil.

Desde 2017, no primeiro BrandZ França, a marca ocupa a primeira posição no ranking das marcas francesas mais valiosas. 

Com um valor de marca de US$ 35,5 bilhões no primeiro ranking, a marca possui, hoje, um valor estimado de US$46,357 bilhões. Esse valor torna não apenas a marca líder do país, mas também uma das marcas de crescimento mais rápido na França, valendo 31% a mais do que em 2018.

Alinhada à nova era digital, recentemente a Louis Vuitton atualizou seu aplicativo, fornecendo um serviço personalizado com conteúdo adaptado de acordo com os critérios de navegação do usuário. A grife francesa também inovou ao lançar o LV Finder, ferramenta de busca visual que permite que usuários comprem itens que encontrem em uma foto ou nas ruas.

2) Chanel

A Chanel é uma marca de luxo conhecida por sua fragrância, Chanel nº5. A grife possui um amplo portfólio, abrangendo moda de alta qualidade, cosméticos, fragrâncias e acessórios. A marca Chanel é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil.

No BrandZ França de 2018, a marca ocupava a quinta posição das marcas mais francesas mais valiosas, valendo US$13,394 bilhões. Neste ano, a marca lidera a segunda posição, valendo US$39,241 bilhões.

Ainda segundo o BrandZ França, desde o ano passado, a Chanel possui contribuição de marca de pontuação 5, máxima pontuação possível.

Visando inovar, a marca francesa recentemente anunciou o primeiro pincel para rímel impresso em 3D. A marca também anunciou a linha Boy de Channel, sua primeira linha de maquiagens para homens. Visando inovar ainda mais, a Chanel formou uma aliança estratégica com a empresa Farfetch, uma plataforma online digital considerada um “unicórnio”, com objetivo de melhorar a experiência do usuário em suas lojas. 

3) Hermès

A Hermès é uma marca de luxo conhecida por suas bolsas de couro e lenços de seda. Com mais de 300 lojas globais, a marca obtém anualmente um grande crescimento nas vendas. A marca Hermès é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil.

Com a Chanel ocupando a segunda posição no BrandZ França 2019, a Hermès, que em 2018 ocupava a segunda posição, valendo U$25,951 bilhões, passou para o terceiro lugar. Apesar da queda no ranking, a marca francesa vale 21% a mais do que no ano passado, valendo US$31,520 bilhões.

Pensando em inovar, a marca recentemente adotou o conceito “Let’s play!” (“Vamos brincar!”, em Português) em suas comunicações, destacando a importância do prazer. Desse modo, como parte de sua campanha, a marca lançou em Nova York, nos Estados Unidos, o Carré Club, onde visitantes podem ver os artesãos da marca produzindo as sedas, relaxar no Carré Café, ou cantar no Carré-OK.

Além disso, a Hermès lançou um novo site na Europa, oferecendo uma nova loja virtual, juntamente com novo conteúdo editorial.

4) L’Oréal Paris

Com o slogan mundialmente famoso “Por que você vale muito”, a marca de cuidados pessoais L’Oréal possui um amplo portfólio de produtos, contendo desde maquiagens à produtos masculinos. O grupo L’Oréal é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ).

Valendo 6% a mais do que no ano passado, a L’Oréal ocupa a quarta posição do BrandZ França 2019, valendo US$$26,127 bilhões.

A marca tem como missão fornecer produtos acessíveis e inovadores que ajudam os consumidores, principalmente o público feminino, a sentirem-se bem consigo mesmos. 

A marca de cuidados pessoais faz parte dos esforços do Grupo L’Oréal para inovar através do aplicativo Make Up Genius e a aquisição do especialista em realidade aumentada Modiface, que permite que pessoas experimentem a maquiagem antes de comprá-las.

Outra ideia inovadora da L’Oréal Paris é fortalecer o relacionamento com seus consumidores usando comandos de voz. O grupo estima que 20% de todas as pesquisas sejam feitas com voz dentro dos próximos 18 meses.

5) Orange

A Orange é um provedor de telecomunicações premium, se posicionando como um fornecedor que oferta produtos altamente relevantes e de experiência inigualável para o cliente.

Ocupando a quinta posição no BrandZ França 2019, a marca vale US$12,117 bilhões, 12% a mais que no ano passado.

A marca adota o slogan “Human Inside”, que enfatiza a necessidade de inovações digitais para servir as pessoas e a sociedade.

Desse modo, em novembro de 2018 a marca lançou o Orange Bank, banco que parte da estratégia de diversificação da Orange. O banco é 100% digital, baseado em dispositivos móveis e fornece saldos em tempo real, pagamento móvel e acesso a um consultor virtual 24 horas por dia.

 

6) Lancôme

A marca de cuidados pessoais Lancôme, parte do Grupo L’Oréal, é conhecida mundialmente por seus famosos perfumes e cosméticos. 

Levando ideias francesas de beleza e elegância para o mundo, a Lancôme associa feminilidade com força, demonstrada através de sua escolha de mulheres poderosas para ser embaixadoras da marca.

A marca ocupa a sexta posição do BrandZ França 2019, valendo US$11,452 bilhões. O valor representa um aumento de 18% a mais do que a marca valia em 2018. O grupo L’Oréal, do qual a Lancôme faz parte, é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ).

De olho nas tendências e na nova era digital, a marca está aumentando sua participação em vendas online. Além disso, a Lancôme visa também atrair um público mais jovem, através de comunicações digitais com vídeos e incentivo ao e-commerce. 

 

7) Cartier

A Cartier é uma marca de relógios e jóias de luxo, pertencente ao grupo Richemont. Apesar de também possuir produtos de couro, óculos e fragrâncias, a marca é conhecida por seus relógios mundialmente famosos. A marca Cartier é uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil.

Ocupando a sétima posição do BrandZ França em 2019, a marca vale US$$7,476 bilhões, 6% a mais do que em 2018.

A marca investe fortemente em uma abordagem criativa para suas comunicações digitais, com fortes canais no YouTube e no Instagram, além de uma forte estratégia de marketing e site mobile.

8) SFR

A SFR é uma provedora francesa de telecomunicações. A marca oferece serviços de banda larga de internet, serviços telefônicos e conteúdos de entretenimento premium. 

Em novembro de 2018, a marca adotou uma nova estratégia, focando na melhoria de seus serviços e na experiência do cliente. 

Apesar de valer 1% a menos do que o ano passado, a marca ocupa a oitava posição no ranking das marcas francesas mais valiosas de 2019, valendo US$7,475 bilhões.

9) AXA Seguros

A AXA, seguradora francesa sediada em Paris faz parte do grupo de renomadas empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP). 

A seguradora AXA tem como missão construir relações sólidas e duradouras com seus clientes. 

Além disso, a empresa coloca o cliente sempre em primeiro lugar. Desse modo, sua publicidade mostra sempre a equipe da AXA ajudando seus clientes a lidarem com os altos e baixos da vida, além de mostrar a empresa auxiliando seus clientes a atingirem seus objetivos.

Segundo o BrandZ França deste ano, a seguradora ocupa a nona posição das marcas francesas mais valiosas. Valendo US$7,011 bilhões, a marca vale 1% a mais, em relação ao ano anterior. 

10) Garnier

A Garnier é conhecida por seus produtos para cabelo e para a pele. A marca Garnier faz parte do Grupo L’Oréal, uma das empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ).

Em 2108, a marca foi a primeira marca de cuidados com a pele a alcançar a Certificação Silver “Cradle to Cradle” para cinco dos produtos de sua linha SkinActive. 

A certificação é baseada em fatores como uso de recursos, energia renovável e gestão de carbono, gestão da água e práticas de justiça social. Desse modo, faz parte do compromisso global da empresa inovar, produzir e desenvolver de forma sustentável através de seu programa global de sustentabilidade “Compartilhando Beleza com todos ”.

A marca ocupa a última posição das 10 marcas francesas mais valiosas, de acordo com o BrandZ França deste ano. Segundo o ranking, a marca de cuidados pessoais vale US$6,847 bilhões, 3% a mais do que valia no ranking de 2018.

BrandZ França 2019: Top 10 marcas francesas mais valiosas

1) Louis Vuitton

2) Chanel

3) Hermès

4) L’Oréal Paris

5) Orange

6) Lancôme

7) Cartier

8) SFR

9) AXA Seguros

10) Garnier

Ranking completo BrandZ França: Top 50 marcas francesas mais valiosas

1) Louis Vuitton

2) Chanel

3) Hermès

4) L’Oréal Paris

5) Orange

6) Lancôme

7) Cartier

8) SFR

9) AXA Seguros

10) Garnier

11) Michelin

12) Carrefour

13) Total

14) Auchan

15) Renault

16) BNP Paribas

17) Dior

18) Hennessy

19) Saint Laurent

20) Activia

21) Moet & Chandon

22) Free

23) Crédit Agricole

24) Decathlon

25) Remy Martin

26) Sephora

27) EDF

28) Givenchy

29) Veuve Clicquot

30) Société Générale

31) Evian

32) La Roche Posay

33) Leroy Merlin

34) Engie

35) Ricard

36) Clarins

37) Peugeot

38) Celine

39) Crédit Mutuel

40) Volvic

41) Vichy

42) Perrier

43) Van Cleef & Arpels

44) Carte D’Or

45) Martell

46) Tefal

47) L’Occitane

48) Citroën 

49) Maisons du Monde

50) Air France

Inovação como estratégia-chave para a relevância e o valor de marca

Mesmo com as marcas francesas sendo bastante valiosas, o estudo aponta que muitas empresas continuam buscando a excelência no atendimento aos consumidores. 

Segundo o ranking, o valor total das 50 marcas mais valiosas subiu 12%, em comparação com os valores de 2018, valor significativamente mais alto do que o aumento do PIB da França (2,3%) no mesmo período. 

Muitas das marcas francesas inovam ativamente, principalmente através de iniciativas digitais, como transformar suas equipes em embaixadores de marca nas redes sociais e oferecendo a oportunidade de consumidores testarem produtos.

Uma outra frente de inovação de muitas marcas é o trabalho ativo na Responsabilidade Social Corporativa (RSC), tendo em vista que o consumidor atual está cada vez mais sensível às questões sociais e ambientais. Segundo os autores do estudo, uma boa estratégia e implementação de RSC tem o potencial de se tornar um catalisador de valor de marca tão poderoso quanto o digital vem sendo nos últimos anos.

Inovar é o caminho mais rápido para o crescimento do valor da marca e as empresas devem explorar todas as formas de inovação à medida que buscam as melhores e mais autênticas soluções para sua marca. 

CCIFB-SP aplaude estudo e comemora o crescimento das marcas francesas 

Fundada há 119 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil promove o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil.

Suas unidades regionais, como a unidade da CCIFB-SP contam com comissões que realizam eventos e reuniões a fim de gerar uma maior integração entre os membros de cada comissão e seus associados, e propagar novos conceitos e gestão e negócios aos associados. 

A CCIFB aplaude o estudo realizado e incentiva a inovação por parte de marcas francesas. Além disso, a Câmara de Comércio França Brasil comemora o crescimento das marcas francesas. Além disso, a CCIFB também felicita seus associados presentes no estudo: 

1) Louis Vuitton

2) Chanel

3) Hermès

4) L’Oréal Paris

6) Lancôme (pertencente ao grupo L’Oréal)

7) Cartier (pertencente ao grupo Richemont)

9) AXA Seguros

10) Garnier (pertencente ao grupo L’Oréal)

11) Michelin

12) Carrefour

13) Total

15) Renault

16) BNP Paribas

17) Dior (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

18) Hennessy (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

20) Activia (pertencente ao grupo Danone)

21) Moet & Chandon (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

23) Crédit Agricole

26) Sephora (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

27) EDF

28) Givenchy (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

29) Veuve Clicquot (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

30) Société Générale

31) Evian (pertencente ao grupo Danone)

32) La Roche Posay (pertencente ao grupo L’Oréal)

33) Leroy Merlin

34) Engie

35) Ricard (pertencente ao grupo Pernod Ricard)

38) Celine (pertencente ao grupo Louis Vuitton Moët Hennessy – LVMH)

40) Volvic (pertencente ao grupo Danone)

41) Vichy (pertencente ao grupo L’Oréal)

43) Van Cleef & Arpels (pertencente ao grupo Richemont)

50) Air France

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