Grand Chancelier da Legião de Honra e Chancelier da Ordem Nacional do Mérito visita o Rio de Janeiro

O Grand Chancelier da Legião de Honra e Chancelier da Ordem Nacional do Mérito, ex-chefe do Estado Maior do Presidente da República Francesa, General Benoît Puga, visitou o Rio de Janeiro ao lado de sua comitiva no final do mês de março. Com objetivo de celebrar os laços entre França e Brasil, a visita fez parte de uma agenda de três dias de atividades na capital fluminense, que incluiu uma programação com a participação de representantes do serviço diplomático francês, da Associação da Legião de Honra e da Ordem Nacional do Mérito no Brasil.

A agenda teve início na manhã do dia 21 de março, ocasião em que o General Benoît Puga participou de uma cerimônia para colocação de coroa de flores em frente à placa comemorativa em homenagem aos combatentes franceses mortos durante as duas guerras mundiais. No final do evento, os participantes foram convidados a integrar uma recepção na Médiathèque do Consulado da França no Rio para celebrar o Goût de France 2019. Em seguida, o Presidente da Ordem do Mérito no Brasil, Gilberto Ururahy, conduziu o Grand Chancelier e sua comitiva para visita à Brigada de Paraquedistas, na Vila Militar. À noite, o destino foi o encontro para marcar a outorga da Légion d’Honneur à Roberto Irineu Marinho, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo. Entregue pelo Grand Chancelier, a honraria representa a mais alta distinção da França, sendo conferida a cidadãos franceses ou estrangeiros que serviram ao país ou se destacam em sua área de atividade.

No dia seguinte, a Ordem do Mérito no Brasil promoveu visita ao Forte de Copacabana,  seguida de voo de helicóptero pela Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, e pela Ilha de Villegagnon, com pouso no gramado do Maracanã, onde um tour pelo Museu do estádio e calçada da fama fizeram parte do roteiro. Na sequência, foi oferecido um almoço de confraternização no Country Club, na presença de executivos e membros do serviço diplomático francês. A programação do dia foi encerrada com a ida ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, aberto exclusivamente para receber a comitiva, ondo o grupo foi recepcionado com um recital de piano e violino.

Para finalizar a visita do Grand Chancelier, General Benoît Puga, o Presidente  da Associação da Legião de Honra no Brasil, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, e o Presidente da Associação da Ordem do Mérito no Brasil, Gilberto Ururahy – com apoio da CCI França-Brasil –, promoveram um coquetel de despedida na Casa Firjan, com cerca de 120 pessoas presentes, entre empresários da comunidade de negócios França-Brasil, membros da Legião de Honra e da Ordem Nacional, e o Comandante Militar do Leste, General Walter Souza Braga Netto.

^