L’Oréal Brasil é eleita a melhor empresa de gestão de biodiversidade pelo guia exame de sustentabilidade 2019, e recebe, pela terceira vez, destaque na categoria bens de consumo

Os prêmios foram conquistados pelas iniciativas sustentáveis na cadeia de valor, mudança climática e protagonismo social

Mais uma vez, as ações sustentáveis da L’Oréal Brasil voltadas à transformação da cadeia de valor, mudança climática e protagonismo social foram reconhecidas pelo Guia Exame de Sustentabilidade, considerado o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país e que reconhece as empresas com as melhores práticas. Na edição deste ano, além de obter destaque na categoria Bens de Consumo pela terceira vez, a Companhia conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de melhor empresa em Gestão de Biodiversidade.

“Para nós, é nosso dever, como líder mundial no mercado de beleza, agregar soluções para a nossa sociedade: que respeitam mais o meio ambiente, que incluem mais as pessoas e que permitem reinventar nossos negócios”, conta Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil. “É um honra termos conquistado, durante todos esses anos, um prêmio tão valioso que é o Guia Exame e que está alinhado com o que a gente acredita e com a nossa área de atuação”.

A L’Oréal Brasil valoriza e respeita a biodiversidade brasileira

Com o compromisso de inovar de forma sustentável, a L’Oréal Brasil investe e adquire ingredientes naturais, como manteiga de karité, pracaxi, babaçu, murumuru, entre outros, trabalhando junto com as cooperativas e associações locais. Por meio do programa de abastecimento solidário, o Solidarity Sourcing, 276 famílias já foram beneficiadas e retiram seu sustento da comercialização de insumos da biodiversidade extraídos de maneira sustentável, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Internacionalmente, considerando a manteiga de karité, um dos top 10 ingredientes da Companhia, esse número atinge mais de 30 mil pessoas beneficiadas em Burkina Faso, na África.

Além disso, a valorização da biodiversidade também traz impactos positivos no perfil dos produtos e na transformação da cadeia de valor: 83% deles em 2019, novos ou renovados, tiveram o perfil ambiental melhorado, por conta das novas fórmulas e embalagens que causam menos impacto ao meio ambiente.

“Ganhar esse prêmio nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo! A valorização e o uso sustentável e responsável da biodiversidade são elementos chave para a inovação sustentável, em linha com as aspirações dos consumidores por mais transparência e produtos mais naturais”, comemora Fabiana Munhoz, Gerente de Pesquisa Avançada na L’Oréal Brasil. “Sendo o país com a maior biodiversidade do mundo, com mais de 20% de todas as espécies, temos um papel ainda mais importante no respeito à sociobiodiversidade, e sua conservação é fundamental para combater as mudanças climáticas e promover o protagonismo social nas comunidades locais”, afirma.

Fique por dentro das iniciativas sustentáveis da L’Oréal Brasil com foco na mudança climática e no protagonismo social

A Companhia também ganhou destaque na categoria Bens Consumo, pelas iniciativas de sustentabilidade. Entre elas, a empresa já atingiu a meta de ter 100% de energia renovável em todas as unidades, além de reduzir em 68% a emissão de gases estufa e em 29% a emissão de gás carbônico na área de Transportes em 2018. Essas ações foram responsáveis pela premiação em 2017, também pelo Guia Exame, como a melhor empresa na categoria Mudança Climática.

Outro foco do compromisso com a sustentabilidade está relacionado à atuação para incentivar o protagonismo social entre comunidades menos favorecidas economicamente e empoderar mulheres, com escolas profissionalizantes de beleza e com programas de representatividade feminina no meio acadêmico, como o Para Mulheres na Ciência.

“Ter destaque na categoria de Bens de Consumo pelo Guia Exame é a materialização de todos os esforços que fazemos para sermos um protagonista cada dia mais responsável e inclusivo no Brasil. Queremos acelerar para agregar um impacto positivo tanto para nossa sociedade quanto para o meio ambiente. A sustentabilidade é uma busca de melhoria sem fim e isso nos anima cada dia mais”, finaliza Maya.

(Informações L’Oréal Brasil)

^