Método Mashup une Design Thinking, Lean Startup e Agile

Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a taxa de rotatividade no mercado de trabalho é em torno de 60% no Brasil. O dado demonstra uma certa falta de engajamento por parte dos funcionários e um certo descuido no processo de contratações por parte dos empregadores. De qualquer maneira, revela a necessidade das empresas apostarem em treinamentos de Design Thinking, de Lean Startup e de Agile, entre outros, para integrar as pessoas criativamente no ambiente profissional.

Um treinamento como esse é o método Mashup, que foi explicado por Benito Berreta, diretor da empresa Hyper Island. Ele foi o convidado da reunião da Comissão de Mundo do Trabalho da Câmara de Comércio Internacional França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) no dia 6 de novembro. A última reunião do grupo tratou sobre constelações sistêmicas.

Segundo Berreta, o método Mashup permite que em pouco mais de uma hora e meia de treinamento, os participantes aprendam a aplicar as metodologias de Design Thinking, de Lean Startup e de Agile, as principais para enfrentar no mundo de hoje os desafios de gerar ideias inovadoras e solucionar problemas.

Confira as etapas do Método Mashup

Colaboradora da Hyper Island, Emanuela Anselmo realizou um treinamento Mashup com os participantes da comissão. O método foi dividido em sete etapas.

Etapa 1

Cada participante colocou em post-its  palavras relacionadas a três grandes temas: necessidades humanas, fontes de informação e tecnologias.

Etapa 2

Os participantes foram divididos em times. Para cada equipe, foi selecionada um conjunto de três palavras aleatórias, cada uma de um dos temas.

Etapa 3

Brainstorm de ideias para desenvolver um produto que relacionasse as três palavras do grupo.

Etapa 4

Seleção e desenvolvimento de uma das ideias do grupo.

Etapa 5

Membros de um diferente grupo analisam e dão opiniões sobre o produto em desenvolvimento.

Etapa 6

Apresentação do protótipo do produto em um minuto para todos os participantes.

Etapa 7

Reflexões sobre as atividades realizadas.

De maneira geral, os participantes elogiaram o método Mashup. Além disso, concluíram que as metodologias de Design Thinking, de Lean Startup e de Agile foram utilizadas no processo. Os participantes também concluiram que o programa é eficaz para integrar as pessoas criativamente no ambiente profissional.

^