Série de encontros online tem como objetivo ampliar o horizonte profissional e contribuir para a formação de meninas na área de STEM. Iniciativa é uma parceria entre a CCIFB-RJ, o Lycée Molière e a ONG Inspiring Girls
A CCI França-Brasil do Rio de Janeiro, o Lycée Molière – instituição do Rio de Janeiro convencionada com a AEFE (Agence pour l’enseignement français à l’étranger) – e a ONG Inspiring Girls uniram-se em uma iniciativa para ampliar o horizonte profissional e contribuir para estimular a formação de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A cada semana, mulheres inspiradoras foram convidadas a compartilhar experiências e sensibilizar alunas do ensino médio, na faixa de 15 a 17 anos, quanto ao desenvolvimento de trajetórias profissionais em STEM.
“O objetivo é facilitar encontros com alunas do Lycée Molière do Rio para que elas possam se imaginar em posições de responsabilidade que exigem alto treinamento em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Com a apresentação de mulheres profissionais, que ocupam cargos em empresas membro da CCIFB, as alunas podem dizer, eu também quero e posso!”, conta Frédéric Davanture, Personne Ressource en Information et Orientation do Lycée Molière do Rio de Janeiro.
A inclusão de mulheres nas áreas de STEM faz parte da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo como tema-chave a promoção da igualdade em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo em carreiras nas quais de maneira geral, as mulheres estão sub-representadas. Para Jaqueline Saad, diretora-executiva da CCI França-Brasil do Rio, “é crucial estimular o imaginário das meninas quanto a oportunidades concretas das aplicações STEM em diferentes profissões. E, mesmo para aquelas jovens que não seguirão formações nessas áreas, numa era marcada pela transformação digital, a tecnologia e a matemática têm uma transversalidade equiparável à aquisição de uma nova linguagem: dominar seus fundamentais é uma alavanca de empoderamento, quaisquer que sejam as escolhas acadêmicas e a evolução profissional”, afirma.
O primeiro encontro da série Mulheres Inspiradoras (Métiers STEM au féminin) contou com a participação de Julie Cransac (foto), Cross-Functional Manager na VINCI Energies e voluntária da Inspiring Girls. Com uma formação acadêmica que integra estudos na França e no Brasil, ela reforça a colaboração entre os dois países nas áreas de pesquisa e educação, tema que acredita receber destaque por meio dos encontros com as meninas do Lycée. “Sem dúvida esta iniciativa reforça a cooperação educativa entre França e Brasil, mostrando, por exemplo, as diversas parcerias entre universidades brasileiras e Escolas francesas. Programas como o Duplo Diploma entre CentraleSupélec e Engenharia na UFRJ são fantásticos”, avalia.
No âmbito profissional, empresas com uma cultura voltada à diversidade proporcionam ferramentas capazes de ampliar a criação de programas inclusivos de recrutamento e desenvolvimento. “A VINCI Energies está cada vez mais engajada com a diversidade nas suas equipes e a igualdade de oportunidades para todos. Em março deste ano, por exemplo, a VINCI Energies Brasil assinou os Women’s Empowerment Principles (WEPs) da ONU Mulheres, confirmando seu engajamento com o tema. Também implantamos que qualquer posição aberta, em nível superior, requeira 50/50 no shortlist final no recrutamento (metade mulheres, metade homens)”, completa.
De acordo com Julie, um ponto importante na atração de mais mulheres para as carreiras de STEM é encarar com responsabilidade a posição que ocupa, pensando sempre em ajudar a abrir caminhos para novas profissionais. “Se somos poucas mulheres em STEM, tanto no mundo acadêmico quanto no mundo profissional, então, ao ingressar nessa área, temos uma responsabilidade maior ainda: continuar firme e abrir o espaço para próximas mulheres, para que elas já entrem em um ambiente mais propenso a recebê-las. Gosto de imaginar que somos como o barco que quebra o gelo, permitindo que outros barcos sigam no mesmo trilho. Sejamos mais solidárias entre mulheres, com sororidade (do latim, sor, irmã), apoiando mais umas às outras em todos os desafios do dia a dia.”
Para a realização da iniciativa Mulheres Inspiradoras, a CCIFB mobilizou a participação de diversos perfis de profissionais de STEM atuantes em empresas membro da instituição. A ONG Inspiring Girls contribuiu com sua expertise no assunto, já que desenvolve ações semelhantes em diferentes escolas no Brasil, estimulando a adesão de voluntárias e apoiadores. Parceiro da Câmara em ações precedentes, a exemplo do Fórum des Métiers que acontece anualmente, o Lycée Molière encorajou as estudantes a participarem das sessões e debate. Nesta primeira série, além de Julie Cransac, três outras convidadas compartilharam experiências vividas na construção de sua trajetória acadêmica e profissional, interagindo com as alunas: Cristina Garcia, Diretora Científica da L’Oréal Brasil, Raquel Calbino, Responsável de Treinamento & Desenvolvimento da Michelin América do Sul e Annie Fidel-Dufour, Engenheira flowassurance & treatment da Total E&P do Brasil.