A expansão da internet gerou uma grande transformação no mundo do marketing e da publicidade. O relacionamento das organizações com seu público não é mais o mesmo de anos atrás e está em constante mudança. Os novos meios de comunicação empoderaram os consumidores e desafiaram as companhias a adotarem um novo jeito de fazer mídia.
Para tratar do assunto, a Comissão de Comunicação e Marketing recebeu no dia 11 de dezembro, na Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, Paulo Loeb, co-fundador da F.biz (antiga Fulano), empresa com 19 anos de existência e 350 funcionários, que atende clientes nas áreas digitais e integradas.
Loeb vê essa transformação digital com uma intersecção entre matemática, negócios, sistemas de informações e no centro, ciência de dados. Isso quer dizer que as martechs, empresas de tecnologia voltadas a marketing, precisam se atentar a três pontos para terem sucesso: escala, baixo custo e personalização.
“O ambiente está menos empírico e mais técnico, o que quer dizer que a tomada de decisão é mais assertiva”, explica. O convidado citou a Universidade de Singularity, que avaliou que em 2025, o computador vai superar nossa capacidade de processamento de dados. O termo “matemarketing” mostra a evolução das campanhas, que não se baseiam mais apenas em criatividade ou “achismos” e sim, em análise de dados.
“E hoje quando a gente fala em campanha, não me refiro mais a 30 segundos na TV ou computador, e sim, estou falando de mobile”, esclarece. Loeb fala dos aplicativos que usam a “uberização” e a participação da comunidade para torná-lo efetivo em tempo real. Segundo ele, uma boa ideia voltada a mobile e que resolva a dor do cliente, requer uma produção (custo) muito baixo.
Veja abaixo algumas das sugestões do empresário para os participantes da comissão:
Livros:
“Organizações Exponenciais”, de Salim Ismail: traz uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas em todos os tipos de empresas, com base nos padrões adotados nas companhias mais exponenciais dos últimos anos.
“21 Lições para o século 21”, de Yuval Harari: propõe responder questões como “o que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?”.
“Nação empreendedora: O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina”, de Dan Senor e Saul Singer: os autores mostram como a cultura do país movida pela adversidade, como a forma em que as empresas e universidades são administradas e as políticas públicas realizadas pelo governo forjaram uma sociedade extremamente inovadora e empreendedora.
Série:
Black Mirror, Netflix: série de ficção científica que explora um futuro próximo, onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito.
Páginas multimídia:
Zeitgeistminds: os eventos Zeitgeist do Google são uma série de reuniões íntimas dos principais pensadores e líderes globais. O ZeitgeistMinds é uma coleção de vídeos inspiradores desses eventos, totalmente gratuitos. (www.zeitgeistminds.com)
Google Ventures: a página mostra todas as empresas em que o Google investe. São mais de 300.
Think With GooGle: página com amplo conteúdo, de assuntos diversos e insights, dados e inspiração.