“O Prêmio da CCIFB é um carimbo do potencial da startup”, Juan Acosta, Diretor da Solubio, empresa vencedora do 4° Prêmio CCIFB Startups 2022
(foto: Edna Marcelino)
Um dos momentos mais aguardados do 14° Innovation & Tech Forum, realizado no dia 20 de outubro em São Paulo, ocorreu já próximo ao seu encerramento, quando foi anunciada a empresa vencedora da 4ª Edição do Prêmio CCIFB Startups 2022.
Mais cedo, durante o programa do fórum, as cinco empresas finalistas, Crowd, Hoff Analytics, Pix Force, Simplex e SoluBio, haviam apresentado seus projetos ao público e à comissão julgadora ali presentes e, entre os critérios adotados, tiveram avaliados a existência do problema que se propuseram a resolver, se foram reconhecidos ou não como inovadora a solução apresentada, seu diferencial, o tamanho do mercado, a possibilidade de internacionalização e a afinidade com o mercado francês.
A vencedora escolhida neste ano foi a empresa de biotecnologia Solubio, sediada em Goiás, que tem entre seus principais produtos uma solução para que o produtor rural produza bioinsumos, ou seja, defensivos agrícolas com microorganismos, utilizando tecnologia integrada com padrão industrial, equipamentos, controle de qualidade, treinamento e assistência técnica. “É interessante que temos vários bioinsumos e um deles, o mais vendido, é produzido a partir de uma cepa originária da França, uma coincidência feliz. E agora que vamos fazer negócio na França vai ser muito bacana. Estamos entrando em uma nova fase”, disse o Diretor Juan Acosta.
Com participação gratuita, o concurso este ano ofereceu como prêmio a divulgação do case da empresa nos canais de comunicação da CCIFB e um ano de associação gratuita na Câmara incluindo um matchmaking com até cinco empresas associadas à CCIFB-SP. A startup ganhadora também representará o Brasil na competição LATAM & FRENCH TECH DAY, organizada pela Business France América Latina, que será promovida no dia 30 de novembro de forma virtual.
Veja abaixo uma breve entrevista com Juan Acosta, diretor da Solubio, ganhadora do Prêmio CCIFB Startup 2022.
“Visibilidade tem importância ímpar”, diz Juan Acosta da Solubio, vencedora do 4° Prêmio CCIFB de Startups 2022
– Qual a importância do prêmio concedido pela CCIFB para uma startup? E no caso da Solubio em particular, qual a importância?
Pela capilaridade, relevância e experiência dos jurados da CCIFB, o prêmio é um carimbo do potencial da solução ofertada pela startup. Para nós, da SoluBio, que estamos em processos de internacionalização, a visibilidade no exterior constitui importância ímpar.
– Do ponto de vista de mercado, o prêmio muda algo para vocês? Ele permite acesso por exemplo a algum tipo de suporte ou dá visibilidade ao negócio?
O prêmio nos conectou com alguns players relevantes da França, aumentando a visibilidade da nossa plataforma Biotecnológica.
– Quais os próximos passos da Solubio? Como estão os planos de internacionalização da empresa e o que o mercado francês representa para vocês?
Para o nosso processo de internacionalização, tivemos um super investimento do fundo de private equity, Aqua Capital, e contratamos um country manager LatAm, para tocar nossa internacionalização na América Latina. Nossa intenção é expandir a operação para a Europa, sendo a França o principal mercado em sustentabilidade que há muito tempo procurou nossa solução biotecnológica – seja diretamente por produtores, cooperativas ou academia. Estamos extremamente animados com os próximos passos em solo francês.