Câmara de Comércio França-Brasil comemora 120 anos de existência no Brasil com ano repleto de atividades

2020 inicia-se repleto de comemorações para a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB). 

A Câmara de Comércio França Brasil reúne o essencial da comunidade francesa de negócios no Brasil e contribuiu ao longo dos cento e vinte anos, para o desenvolvimento econômico do Brasil e das relações comerciais entre os dois países.

Com o tema “120 anos: celebrando a sustentabilidade, a alma do negócio”, a Câmara de Comércio França-Brasil dividirá com o público cases de sucesso, além de reforçar a importância da sustentabilidade no centro de decisões de negócios, em diversos eventos ao longo de 2020, ano em que comemora seu centésimo vigésimo aniversário. O ano promete ainda muitas comemorações em celebração à presença francesa no Brasil. 

No início das comemorações dos 120 anos da CCIFB, a Câmara celebra o comprometimento de seus associados na questão da sustentabilidade com a publicação do Guia de Ações de Sustentabilidade. O Guia tem como missão enfatizar o destaque que a CCIFB quer dar para o tema de sustentabilidade, além da importância estratégica do tema para as empresas. Além disso, a CCIFB procura fomentar, cada vez mais, a troca de conhecimento, de inovação e de boas práticas entre os dois países.

Outra iniciativa da CCIFB é o lançamento do Courrier Sustentabilidade no Instagram, a rede social preferida dos millennials. A iniciativa traz em um formato inovador as boas práticas realizadas por diversas empresas francesas, de maneira a contribuir cada vez mais para que a sustentabilidade continue no centro das decisões.

Proporcionando aos participantes uma imersão verdadeiramente francesa, a CCIFB-SP promoverá a 8ª edição da Semana Francesa. O evento, sem data definida, está previsto para ocorrer entre maio e junho, e conta com workshops e atrações em diversas áreas, como gastronomia, arte, cultura e cinema.

Com o tema inovação e tecnologia, a CCIFB-SP em parceria com a Business France de São Paulo realizará, no segundo semestre do ano, mais uma edição do Innovation & Tech Day. O evento, previsto para acontecer entre outubro e novembro, visa ampliar a troca de experiências entre as empresas brasileiras e o ecossistema de inovação francês. 

Parte do evento, o Innovation & Tech Day contará também com mais uma edição do Prêmio Startups. Voltado à setores de tecnologia e inovação, como TI, fintechs e e-commerce, o Prêmio tem como objetivo colocar em evidência ideias inovadoras com forte potencial de impacto e expansão de mercado. 

Segundo a presidente do BNP Paribas Brasil e ex-presidente da CCIFB-SP, Sandrine Ferdane, “O evento contribui e reforça o consistente interesse entre os dois países. Sabemos que a inovação é um pilar central na questão cultural. Além disso, todas as empresas precisam se adaptar e se aproximar do ecossistema das startups”. Sandrine deixou a presidência para retornar à Paris, passando o cargo, no último dia 16 de março para Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais no Grupo Carrefour Brasil. Engelhard já integrava a equipe gestora da Câmara como vice-presidente da unidade paulista da agremiação.

Também ocorrerão na sede da CCIFB-SP workshops sobre inovações na indústria

Hoje com 120 anos de história, a Câmara de Comércio França-Brasil é a mais antiga Câmara de Comércio bilateral em atuação no Brasil. Reunindo  mais de 800 associados, entre empresas francesas, brasileiras e demais nacionalidades, a CCIFB conta com quatro unidades regionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná

Representando os mais diversos setores, as unidades da CCIFB possuem diversas comissões que promovem o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil. Através da promoção de eventos atuais com a presença de líderes governamentais e de diversos setores, e com conteúdos ricos, a Câmara de Comércio França-Brasil integra empresas francesas e brasileiras em um único ambiente e oferece variados serviços, apoio comercial e benefícios para atender às necessidades empresariais de seus associados.

O significativo trabalho desenvolvido pela CCIFB faz ainda com que esta seja  parceira de diversas câmaras regionais francesas, e interlocutora de diversos órgãos franceses no mundo dos negócios, entre os quais destacam-se: CCI France International – Union des CCI Françaises à l’Étranger e CCI France. Além disso, a Câmara de Comércio França-Brasil São Paulo faz parte do Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo). Através de forte diálogo com as Eurocâmaras, a Câmara de Comércio França-Brasil favorece uma ação coesa e positiva do empresariado no Brasil.

^