CCI França-Brasil no Rio de Janeiro  promove 14 de Julho solidário com entrega de mais de 300 refeições produzidas por chefs franceses

Parceria com a Gastromotiva mobilizou chefs voluntários em ação destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social 

 

Em um ano de desafios inéditos no âmbito social, econômico e cultural, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) no Rio de Janeiro e sua Comissão Arte de Viver marcaram o 14 de Julho, data da celebração da Festa Nacional Francesa – o Dia da Bastilha – por meio de uma ação solidária em parceria com a Gastromotiva. Foram entregues mais de 300 refeições solidárias produzidas por chefs franceses voluntários, e distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada pela crise do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa contou com a participação dos chefs Roland Villard, Jérôme Dardillac, Frédéric Monnier, David Mansaud e Damien Montecer, além da executiva do setor de gastronomia Danni Camilo. O time preparou um cassoulet, tradicional especialidade gastronômica francesa.

“É uma forma simbólica de marcarmos esta data emblemática, que reforça as relações culturais e fraternais entre França e Brasil através da gastronomia. Diante da situação atual, com tantas pessoas impactadas pela crise do Covid-19, queremos ressaltar a importância de ações solidárias realizadas em conjunto”, conta o chef Roland Villard, Coordenador das atividades da Comissão Arte de Viver da CCIFB-RJ, voltada para promover interações e ações sustentáveis nos setores da gastronomia, turismo e eventos – particularmente afetados pela pandemia.

Para o presidente da Câmara francesa no Rio de Janeiro, Nour Bouhassoun, a gastronomia é um setor de destaque na sólida história dos laços que unem os dois países. “No ano de 2020, a Câmara de Comércio França-Brasil celebra os 120 anos de sua fundação no Rio de Janeiro. Trabalhamos para fortalecer uma agenda conjunta de impacto positivo na economia criativa do Rio através notadamente da gastronomia. Esta ação com a Gastromotiva é, nesse contexto, um marco para nós”.

Conhecida pela atuação social, a Gastromotiva é um agente-chave na aproximação do setor produtivo e gastronômico em prol de iniciativas de desenvolvimento sustentável. Desde o início da pandemia, a instituição tem atuado ao lado de sua rede de parceiros na produção e distribuição de refeições e em atividades ligadas ao projeto Cozinha Solidária. Já foram 65,5 toneladas de insumos direcionados às organizações parceiras e 107.663 refeições servidas para essas redes. “É incrível como apesar das dificuldades do momento conseguimos nos reinventar e em tão pouco tempo chegar a um número muito maior de pessoas. Isso só está sendo possível em função das parcerias que estamos fazendo e das doações que estamos recebendo, como esta da Câmara de Comércio França-Brasil”, comenta David Hertz, fundador da Gastromotiva.

O 14 de Julho solidário é uma iniciativa da CCIFB-RJ que busca ampliar a participação do setor produtivo em ações voltadas à valorização da gastronomia franco-brasileira local. Neste sentido, a Câmara pretende contribuir com o desenvolvimento de novos projetos de responsabilidade social empresarial, ao lado de redes colaborativas e parceiros.

 

VEJA MATÉRIA EXIBIDA SOBRE A AÇÃO.

 

 

 

(Fotos: Alexandra Karmirian)

^