Cerimônia marca doação de obra de arte em homenagem ao legado das contribuições de Dom Pedro II às relações França-Brasil

Busto do Imperador, que faleceu há 130 anos na cidade de Paris, foi uma doação da CCIFB à Embaixada do Brasil na França através de membros de sua rede

 

 

Nesta quinta-feira (24/03), representantes da Diretoria da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro estiveram na sede da Embaixada do Brasil na França, em Paris, durante cerimônia realizada para marcar a doação de uma obra de arte em homenagem ao Imperador Dom Pedro II. Realizado por meio de uma ação conjunta entre a CCIFB e empresas membro, o gesto simboliza a cooperação científica e cultural entre os dois países.

A cerimônia contou com a participação do embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra, do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da CCIFB, Patrick Sabatier, e dos membros da Diretoria da CCIFB-RJ, Emmanuel Delfosse e Gilberto Ururahy.

“Gostaria de dar ênfase à longevidade e pluralidade das relações científicas e culturais entre França e Brasil, enquanto pilares para nossa homenagem ao Imperador Dom Pedro II. Sua trajetória o consagrou pessoalmente e institucionalmente na promoção desses elos e ainda na promoção de laços no campo econômico e diplomático. O ano de 2021 marcou os 130 anos da morte do Imperador em Paris, onde passou seus últimos anos, e nossa homenagem integra também este símbolo”, destacou o presidente da CCIFB.

A doação da obra de arte à Embaixada do Brasil na França foi uma iniciativa que contou com apoio das empresas associadas: EDF Norte Fluminense, ENGIE Brasil, Gouvêa Vieira Advogados, Med-Rio Check-Up, L’Oréal Brasil, Naval Group e Voltalia.

^