Confira 6 etapas para implantação de uma cultura organizacional conectada a objetivos estratégicos e orientada pela inovação
Inovar em produtos, serviços e processos é uma necessidade no contexto de incertezas do período atual. Mas por onde começar? Antes de abrir sua empresa para boas ideias externas e criar um programa de inovação é preciso olhar internamente. É importante que a inovação faça parte do cotidiano das companhias, permitindo que todos os colaboradores e parceiros possam vivenciá-la através da cultura organizacional.
Para Herman Bessler, CEO e fundador do Templo.cc, a cultura orientada pela inovação reflete um processo de cocriação envolvendo todos os níveis da empresa e principais stakeholders externos, alinhando-se a objetivos estratégicos. Ele explica que o significado do termo cultura organizacional mudou com o tempo. Já foi sinônimo de clima organizacional, passando pelo entendimento de propósito, valores, missão e visão que norteiam uma organização, até chegar às definições mais recentes.
“Entendemos cultura como um conjunto de hábitos organizacionais, ou seja, ações que são repetidas por muitas pessoas ao longo do tempo, e que são resilientes. Isso inclui ferramentas, sistemas de gestão, design de processos e motivação. O Templo trabalha com cultura de inovação a partir de um framework próprio. Não usamos um método único, acreditamos numa conexão intrínseca entre a cultura de inovação e o resultado da companhia”, conta.
No período de enfrentamento dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o especialista avalia: “a transformação é cada vez mais importante e tornou-se urgente. Vivemos cinco anos de transformação digital em cinco meses. Propósito, motivação e trabalho remoto não são mais pontos para debate, mas para ação nas companhias.”
6 etapas para implantação de uma cultura de inovação
Se interessou pelo tema e quer transformar a cultura organizacional da sua empresa? Saiba quais as etapas necessárias:
Sensibilização: todos na companhia devem ser sensibilizados sobre a cultura de inovação, começando pelas lideranças que precisam ter o entendimento sobre definições, metodologias e processos envolvendo o tema. “O que muda a cultura e transforma-se em resultados é o movimento com a participação de todos os níveis da companhia e de seus parceiros”, destaca Bessler.
Imersão: entendimento de crenças, normas, protocolos e valores da organização e de que forma impactam na cultura da empresa; como está construído o design organizacional. É a etapa de ouvidoria de todas as camadas da organização. Essa avaliação permite entender como a companhia se equipara a outros pares do mesmo setor.
Desenho da cultura desejada: cocriação a partir de um processo em escala envolvendo todos os níveis da companhia, utilizando-se das metodologias mais adequadas para entrega dos objetivos esperados.
Mapeamento de áreas de oportunidades: identificação de setores da organização onde se pode mudar a cultura gerando os resultados desejados para companhia.
Testes: pequenos grupos de colaboradores e parceiros reunidos para testes por meio de metodologias específicas.
Roll-out: a partir da fase de testes os fluxos selecionados são retroalimentados e a cultura de inovação vai ganhando espaço no dia a dia da organização. “A testagem é contínua e seguindo métricas e metodologias específicas para cada empresa”, finaliza Bessler.
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