O grupo francês EDF anunciou a entrega para o segundo semestre de novo empreendimento que formará um dos maiores parques de geração de energia solar do país, localizado no município de Pirapora (MG). Com investimentos de R$ 1 bilhão, a EDF Energies Nouvelles, braço de energia renovável da multinacional, terá capacidade para gerar no pico de insolação cerca de 191 MW através de quase 600 mil painéis, já em fase de instalação.
A EDF EN possui hoje projetos de energia solar e eólica em 22 países. No Brasil, o grupo decidiu apostar mais em investimentos a partir de 2016, quando adquiriu da Canadian Solar 80% do projeto de Pirapora. Com a retomada dos planos para o mercado nacional, a empresa já tem programado R$ 2,5 bilhões em investimentos. O objetivo é ampliar a participação do grupo através de projetos renováveis.
“O Brasil tem recursos naturais, vento e sol, de qualidade. Tem um ambiente regulatório relativamente estável e a dimensão do mercado local é outra importante vantagem”, declarou em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO no Brasil da EDF EN, Paulo Abranches.
A energia gerada em Pirapora irá abastecer a rede nacional. Em paralelo à instalação de painéis, a EDF EN irá construir ainda uma subestação e linhas de transmissão.