Embaixada da França no Brasil promove evento para celebrar ImpactMeninas França-Brasil e lançar edição 2022

Programa que promove a diversidade e inclusão tem a CCIFB como parceira e o apoio de empresas associadas

 

Para marcar a data de 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, a Embaixada da França no Brasil, através do Serviço de Cooperação Educativa e Linguística, promoveu um encontro on-line com representantes de instituições parceiras, beneficiárias, apoiadores e apoiadoras do ImpactMeninas França-Brasil. O evento destacou a retrospectiva das ações realizadas no Rio de Janeiro e o lançamento da nova edição do programa, que ganha escala nacional.

A iniciativa, estruturada em 2020, é uma realização conjunta da Embaixada da França, Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ) e Liceu Molière. Voltado para alunas do 1º e 2º ano do ensino médio, o ImpactMeninas tem como objetivo contribuir para um futuro mais igualitário na formação profissional e educação de meninas, promovendo empoderamento, capacitação e autoconfiança das estudantes, além de ampliar a diversidade no meio empresarial e na sociedade.

A Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, abriu o encontro por meio de mensagem de vídeo que enfatizou os objetivos do programa e a proposta de ampliar suas atividades neste ano. Na fase piloto implementada em 2021, o ImpactMeninas beneficiou 53 estudantes das escolas Liceu Molière (13 alunas) e Colégio Pedro II (40 alunas). Foram desenvolvidas 10 atividades coletivas, como ateliês “Mulheres de Impacto”, “Competências de Impacto” e “Descobertas das Empresas”, realizados com o apoio de empresas associadas da rede CCIFB no Rio, incluindo um time de mentoras voluntárias.

A diretora-executiva da CCIFB-RJ, Jaqueline Saad, participou do encontro e enfatizou as experiências das trocas promovidas pelo programa: “A criação e consolidação de pontes entre o mundo da educação e o mundo das empresas foi um catalisador das realizações que celebramos hoje. Ao longo do exercício tão rico e diverso promovido pelo ImpactMeninas as inspirações foram recíprocas: se as evoluções profissionais das voluntárias de nossas empresas abriram o imaginário das alunas quanto a perspectivas tangíveis e intangíveis de desenvolvimento e aprendizado contínuo, os questionamentos, as expectativas e a motivação dessa nova geração certamente trouxeram para todas nós um sopro de energia muito especial”, compartilhou a diretora-executiva da Câmara no Rio.

Alunas beneficiárias e profissionais voluntárias do programa também deixaram suas mensagens. Cristina Garcia, diretora científica na L’Oréal Brasil, Pascaline Dalby, diretora de RH na Safran Helicopter Engines Brasil, Gabriela Murno, analista de comunicação na L’Oréal Brasil, Caroline Ausset-Guerra, responsável de projetos transversais na VINCI Energies, e Denise Carvalho, primeira reitora mulher à frente da UFRJ, ressaltaram o impacto positivo de suas experiências e a motivação para dar continuidade a essa dinâmica.

O evento contou ainda com depoimentos de representantes do Colégio Pedro II e Liceu Molière, assim como de instituições que integram a agenda 2022. Na dimensão nacional, o Liceu Pasteur (São Paulo) e Liceu François Mitterrand (Brasília) se juntam ao Liceu Molière (Rio de Janeiro) como rede parceira AEFE. No Rio de Janeiro, o Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp UFRJ) une-se ao Liceu Molière para as atividades em nível local.

Para despertar ainda mais a curiosidade das estudantes e engajar mais participantes foram exibidos um vídeo cápsula da iniciativa e depoimentos do artista Gregório Duvivier, ex-estudante do Liceu Molière e pai de uma aluna da escola, e de Tamara Klink, velejadora e escritora.

 

Parceria com empresas da rede CCIFB

Os eixos de atuação em 2021 do ImpactMeninas França-Brasil incluíram oficinas em grupo com depoimentos de mulheres inspiradoras, fóruns sobre competências e orientação profissional, ateliês de descoberta de empresas membros da CCIFB, encontros entre times dessas empresas e equipes das escolas parceiras, além de um programa de mentoria customizado, tendo como mentoras voluntárias 27 mulheres que ocupam cargos técnicos e de liderança em nossas empresas associadas – grupo EDF (Citelum, Framatome), Engie, L’Oréal, Michelin, Safran, TotalEnergies, VINCI Energies (Actemium, Sisnergy) e Voltalia.

Desenvolvida de agosto a dezembro, a mentoria se encerrou com um workshop reunindo as instituições parceiras da iniciativa e os 27 duos de mentoras e alunas mentoradas, que compartilharam sua experiência e seus impactos positivos recíprocos.

Para 2022, o ImpactMeninas França-Brasil segue com a proposta de fortalecer a parceria com a rede CCIFB em nível nacional, abrir horizontes profissionais e tornar mais igualitária a formação de meninas, contribuindo para ampliar a diversidade nas empresas e na sociedade.

“Temos grande orgulho e satisfação da parceria construída com a Embaixada da França e o Liceu Molière no âmbito do Programa ImpactMeninas França-Brasil, que nasce no Rio de Janeiro e se expande agora para São Paulo e Brasília. Essa iniciativa é uma inspiração e uma motivação para a rede de mais de 700 empresas associadas da CCIFB em nível nacional para aglutinar nossas forças no sentido de impactar, de maneira perene e sustentável, a diversidade e inclusão”, ressalta Patrick Sabatier, Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil.

^