Embaixador Marcos Azambuja abre semana de comemorações dos 120 anos da Câmara Francesa otimista com o futuro das relações comerciais

A relação da França com o Brasil é baseada em dois importantes pilares: valores e oportunidades. Os valores são permanentes e as oportunidades mudam de acordo com os cenários econômicos e sociais. A frase é do ex-embaixador do Brasil na França Marcos Azambuja que participou, no dia 24/11, da live especial que abriu a semana de comemorações dos 120 anos da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP).

 

De acordo com Azambuja, as autoridades precisam trabalhar para que haja uma reaproximação da França e ressaltou a importância do papel dos diplomatas nessa empreitada. O ex-embaixador também alertou sobre o impacto que a pandemia do COVID-19 teve nesse distanciamento. Para ele, o oxigênio do turismo sempre vitalizou as relações entre os dois países. Ressaltou, ainda, que o fascínio pela França é histórico e está no imaginário do brasileiro.

 

Azambuja enfatizou a importância de trabalharmos para que a crítica francesa não seja entendida como uma afronta. Do lado da França, disse que é fundamental que também haja um maior interesse em conhecer e entender as necessidades brasileiras. Os 120 anos da Câmara Francesa, segundo ele, é mais uma prova da dispersão de investimentos de empresas francesas no Brasil e do reconhecimento do potencial do País.

 

Sobre o Mercosul e a União Europeia, Azambuja sinalizou que o Mercosul é extremamente valioso, mas que o órgão foi idealizado para criar pontes e relações para um mercado comum entre os países membros. O problema, segundo ele, é que apesar de ter esse intuito, o Mercosul foi idealizado por países que não acreditavam em outra coisa que não fosse o nacionalismo econômico. Já a União Europeia nasce de um grande trauma da segunda guerra mundial, como única alternativa de sobrevivência e reconstrução. Azambuja disse que a inspiração de criação é totalmente diferente.

 

Com relação aos Estados Unidos, Azambuja afirmou estar otimista com a eleição do Joe Biden e da equipe nomeada que vai atuar no resgate e no avanço de ações para o desenvolvimento do país.

^