IFESP certifica instrutores independentes de francês em todo o Brasil

O IFESP apresenta uma estrondosa novidade à comunidade francófona do Brasil: o instituto acaba de lançar um programa focado em instrutores independentes de francês e/ou egressos do curso de Letras que desejem enveredar pelo ensino da língua de Molière. A iniciativa certificará centenas de instrutores de francês de ponta a ponta do país, oferecendo formação pedagógica e autorizando a utilização do método do instituto e inclusive de seu material – que, além de contar com a expertise acumulada nos 15 anos de sucesso dos cursos de francês do IFESP, foi completamente reformulado e modernizado no início de 2018.

A ideia é difundir a metodologia do IFESP e sua escola virtual, valorizando os instrutores desprovidos de estrutura para ministrar aulas de francês presenciais. “O projeto surgiu da constatação de que há muitos instrutores, inclusive ex-alunos nossos, que querem começar a dar aula, mas não sabem como e acabam se sentindo perdidos”, conta Pauline Charoki, sócia-fundadora do IFESP.

“Eles têm dificuldade de trabalhar todos os aspectos do ensino, como a parte oral, a gramática, a escrita e a compreensão. Nós traríamos para eles uma estrutura toda pronta, inclusive com exercícios”, explica a jovem francesa, conhecida por suas videoaulas de francês nas páginas do IFESP no Instagram e Youtube.

O instituto ambiciona ser reconhecido como uma escola formadora de instrutores de francês, uma inovação sem precedentes no meio. “Queremos democratizar o acesso à língua francesa e, ao mesmo tempo, difundir nossa proposta de EAD e mostrar porque nós fazemos a diferença”, destaca Pauline. Com isso, o IFESP busca o reconhecimento e a expansão de sua metodologia própria, calcada numa engenharia pedagógica de alto padrão em conteúdo e tecnologia.

 

Como aderir ao programa?

A seleção será rigorosa, como já acontece com os atuais instrutores do instituto, cujo perfil médio é de pós-graduados em áreas como Letras ou Pedagogia, e possuem o teste de proficiência do francês de nível avançado (DALF) ou são nativos.

Aos interessados, será exigida a apresentação de teste de nível (ou a realização de testes pelo IFESP), bem como todos os diplomas e certificados que possuam. Em seguida, eles terão acesso à plataforma de ensino online, com acesso ao curso de teoria didática do ensino de francês como língua estrangeira – conhecido internacionalmente pela sigla FLE – com vasta leitura teórica e exercícios práticos.

Por fim, os candidatos devem desenvolver uma sequência didática e ministrar uma aula. Nessa etapa, o programa inclui 2 horas de coaching e debriefing com os formadores, para avaliar a aula-teste e conversar sobre os estudos teóricos.

 

Como funciona a certificação?

Os instrutores certificados poderão utilizar a metodologia do IFESP e todo o material online disponível. Eles farão parte de um catálogo de embaixadores do IFESP, pois contribuirão com a divulgação dos cursos do instituto. Além disso, eles terão acesso à ampla rede de profissionais e de alunos vinculados ao IFESP em todo o país.

A chancela é válida pelo período de 1 ano e implica a entrega de um relatório semestral, bem como pesquisa de satisfação.

Para obter informações detalhadas sobre o sistema de certificação, consulte as vagas disponíveis na página www.ifesp.com.br/trabalhe-conosco e/ou envie seu currículo e uma carta de motivação diretamente ao nosso polo de recrutamento (rh@ifesp.com.br).

^