Influenciador ou influência: entenda as novas fronteiras da comunicação e suas estratégias

Especialistas debateram tema em webinar das Comissões Digital e de Comunicação e Marketing 

 

De olho no aumento do engajamento e das vendas, e com o crescimento das compras on-line devido ao período de pandemia, marcas têm apostado nas parcerias com influenciadores digitais. O quadro já impacta a gestão do orçamento de mídia nas empresas. No ano de 2020, por exemplo, os investimentos globais em marketing de influência superaram os destinados à publicidade digital. 

Do lado do consumidor, de acordo com pesquisa da Kantar Ibope (2021), 52% dos internautas brasileiros seguem pelas redes sociais ao menos 1 influenciador. Mas se engana quem pensa que uma boa estratégia de influência baseia-se somente em grandes nomes da mídia e personalidades com milhares de seguidores. 

“A fronteira da influência vai muito além de pessoas que são famosas ou celebridades. Temos grandes lideranças de empresas e até mesmo colaboradores motivados a se posicionarem no digital com objetivo de representar suas marcas e gerar valor”, explicou Ana Paula Tavares, Diretora Executiva de Estratégias Digitais na Aporama Inovação Digital, durante o webinar das Comissões Digital e de Comunicação e Marketing da CCIFB-RJ, realizado no dia 09 de junho.  

Neste cenário, os influenciadores ampliam a sua voz e os impactos gerados. Nas empresas tornam-se  fundamentais ações para criar regras claras entre comunicação interna/externa e formar lideranças digitais. De acordo com Glauce Ferman, Diretora de Comunicação e Marcas para América do Sul da Michelin e Coordenadora da Comissão de Comunicação da CCIFB-RJ, é preciso entender o momento atual e oferecer formação aos colaboradores. “Todos nós podemos exercer influência em determinados grupos. É importante ter isso em mente ao nos posicionarmos nas redes sociais”, ponderou. 

Para a jornalista Carina Almeida, CEO da Agência Textual, a dica é pensar na intenção e consequência de cada post a ser feito. “Antes de postar avaliar o porquê estou compartilhando aquele conteúdo e quais os riscos implicados”, recomendou. 


Estratégias de influência e a comunicação com consumidores

Para cada objetivo de marca há uma estratégia de influência. É o que orientou Marina Croce, Deputy CEO da Webedia, ao destacar os primeiros passos do planejamento guiado para inspirar e gerar confiança a partir de ações com influenciadores. 

“De forma geral, os top-influenciadores transmitem aspiração e geram visibilidade às marcas. Os micro-influenciadores constroem credibilidade. Já os nano-influenciadores produzem maior eficácia na recomendação de produtos”, avaliou.

A relação focada no consumidor também deve integrar a estratégia da marca. Floriana Striker, Country Business Manager da Webedia, lembrou que “os canais de influência possibilitam uma via de mão dupla onde a marca comunica, mas também tem a oportunidade de escutar os seus consumidores e aplicar suas necessidades em estratégias de comunicação.”

Outro ponto presente no debate foi o papel das marcas no exercício de influência e na responsabilidade social. “É importante enquanto marca encontrar a sua voz e abordagem para falar sobre assuntos que são considerados relevantes para os consumidores e para a comunidade. É se valer do papel de influência para promover mudanças positivas”, completou Marina. 

Para rever ou assistir ao webinar, associados da Câmara podem acessar a gravação do evento na área Publicações do site. Para acompanhar os próximos eventos da CCIFB, visite nossa agenda

^