Reunião com Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro reforça agenda em prol do desenvolvimento sustentável da cidade

Encontro reuniu representantes da Prefeitura do Rio, membros da Diretoria, do Conselho e de Comissões da CCIFB-RJ 


Nesta segunda-feira, 07 de março, a Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro (CCIFB-RJ) promoveu um encontro entre representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, equipes da Prefeitura do Rio e membros da Diretoria, do Conselho e de Comissões da CCIFB-RJ, na sede da L’Oréal Brasil.

Com objetivo de identificar sinergias e oportunidades para iniciativas conjuntas, a reunião abordou ações e metas de desenvolvimento sustentável da capital fluminense previstas no Plano de Ação Climática.  De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lucas Wosgrau Padilha, a proposta visa mitigar impactos ambientais e intensificar a transição do Rio para uma economia de baixo carbono. 

A meta da secretaria é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2030 e 100% até 2050, tendo os dados de emissão de 2017 como referência. Outras iniciativas contemplam debates e trocas entre esfera pública, sociedade civil e setor privado por meio do Fórum de Governança Climática e a conferência Rio+30 Cidades, ambos eventos programados para este ano. 

O presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Patrick Sabatier, destacou a parceria entre a CCIFB e a Prefeitura no contexto da importância de ações conjuntas em prol da retomada sustentável do Rio. Ele ainda ressaltou as atividades da Câmara em sua agenda 2022 focadas nessa temática, bem como a dinâmica de atuação e visão estratégica da Prefeitura do Rio de Janeiro a respeito.

“Para a CCIFB, dentro de sua atuação por meio de comissões temáticas, formadas por representantes de empresas membro de diferentes setores, nossa proposta é unir forças para gerar impactos positivos diretos no tecido socioambiental local e promover o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, cidade com desafios e potencial de construção de projetos transformadores. Nesse sentido, identificar sinergias e oportunidades que reforcem nossa agenda faz parte da nossa visão estratégica, permitindo aumentar o alcance e perenidade de ações em prol de um futuro mais sustentável para todos”, pontuou o presidente da Câmara.

A Comissão de Sustentabilidade e ESG da CCIFB-RJ, representada por sua coordenadora Maya Colombani, também reforçou a importância da temática abordada durante a reunião e destacou alguns temas prioritários no avanço do desenvolvimento sustentável do Rio, como descarbonização, valorização da biodiversidade local, economia circular, melhor gestão de resíduos, empoderamento das regiões de comunidades e segurança alimentar para as populações mais vulneráveis.  

^