Total E&P do Brasil reforça seu compromisso social por meio do voluntariado

Colaboradores da empresa estão engajados com projetos e ações educacionais, como o Trilha Empreendedora,
em parceria com a Junior Achievement

 


A Total E&P do Brasil vem fortalecendo seu compromisso social junto às comunidades próximas de sua área de atuação, por meio do voluntariado de seus colaboradores em projetos educacionais no Rio de Janeiro. As ações fazem parte do Action!, programa global de voluntariado corporativo do Grupo Total, em que colaboradores de todo o mundo podem dedicar até três dias de trabalho por ano à participação em iniciativas de voluntariado que estejam alinhadas aos quatro pilares da Fundação Total (Inclusão de Jovens e Educação, Diálogo Cultural e Patrimônio, Florestas e Clima, e Segurança Rodoviária).

“Temos um compromisso com o desenvolvimento social do Brasil, especialmente com comunidades próximas de nossa área de atuação. Desejamos contribuir com projetos alinhados às nossas diretrizes corporativas para promover a educação e contribuir com a potencial inserção de jovens talentos no mercado de trabalho”, analisa Philippe Blanchard, Diretor-Geral da Total E&P do Brasil e representante do Grupo Total no País.

 

Trilha Empreendedora

Encontro do “Empresário Sombra” em 2019.

Desde 2018, a Total é parceira do Trilha Empreendedora, o primeiro projeto conjunto de voluntariado do setor de óleo e gás, coordenado pelo IBP, promovido pela Junior Achievement e apoiado por empresas associadas ao instituto. Ao longo desses três anos, dezenas de colaboradores da Total participaram dos programas do Trilha Empreendedora promovidos junto a alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública do Rio de Janeiro, com idades entre 15 e 17 anos, que fazem parte do PROEMI (Programa do Ensino Médio Inovador). Os voluntários passam por um treinamento sobre o tema do programa em que gostariam de participar e aplicam os aprendizados como mentores dos alunos.

Entre 2018 e 2019, os voluntários da Total participaram de iniciativas como o “Empresário Sombra”, em que um grupo de jovens passou o dia no escritório da Total para conhecer o dia a dia da empresa e aprender sobre algumas profissões, e o “Conectados com o Amanhã”, que teve como principal objetivo desenvolver junto aos jovens o conceito CHA para o mercado de trabalho – competências, habilidades e atitudes, incluindo o exercício de ética e liderança.

 

Aplicação do Trilha Online em julho de 2020.


A pandemia do coronavírus promoveu algumas mudanças no formato deste ano e os voluntários da Total passaram a integrar o Trilha Online, que promove cursos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho de forma online, por meio da plataforma Google Meet. Desde julho, os colaboradores voluntários da Total estão recebendo treinamentos e aplicando mentorias para os jovens, durante encontros virtuais de 1 hora de duração.
A proposta é que o projeto, em seu atual ciclo, esteja presente em 28 escolas, com participação de mais de 4.000 alunos da rede pública.

 

 

 

 

Instituto Apontar

A Total iniciou, em 2015, uma parceria com o Instituto Apontar para apoiar a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, que são preparados pelo Instituto para ingressar em instituições públicas de ensino de referência, como o Colégio Pedro II, o Colégio de Aplicação da UERJ e o Colégio Militar. Além de apoiar turmas dos programas Estrela Dalva e Alexandria, a Total também atua por meio do voluntariado.

Oficina sobre petróleo no Instituto Apontar em 2018.

Os funcionários da empresa são incentivados a oferecer oficinas e palestras para os jovens do Instituto, e participam de campanhas  de  arrecadação de material escolar. O setor de óleo e gás, por exemplo, já foi tema de oficinas realizadas por voluntários da Total, e os alunos também visitaram o escritório da empresa para conhecer de perto a rotina de suas equipes. Assim, os jovens podem aprender sobre o mercado de trabalho, o dia a dia das profissões e trocar experiências com os colaboradores.

Mais informações sobre a parceria, aqui.


Imagens: Acervo Total E&P do Brasil.

^