Workshop promove treinamento para empresas sobre racismo institucional

Ação da ONU Mulheres Brasil contou com o apoio da CCIFB

 

Para apoiar as empresas na implementação de oficinas e treinamentos sobre racismo institucional, nos dias 14 de abril e 06 de maio, foi realizado o Workshop Afrografias – Traçando Caminhos de Enfrentamento aos Racismos, uma iniciativa do programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres Brasil, da Organização Internacional do Trabalho e União Europeia, com apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Câmara de Comércio Noruega-Brasil.

Estatísticas evidenciam que as mulheres negras são aquelas que experimentam maior discriminação no mercado de trabalho. Com os menores salários, elas estão sobrerrepresentadas na informalidade e praticamente ausentes dos postos de liderança nas empresas. 

Diante desse cenário, além de treinamentos específicos sobre ​​disparidade salarial, compras afirmativas, e mecanismos voltados à promoção de locais de trabalho livres de violência e assédio, o programa ofereceu apoio para as empresas implementarem ações voltadas a não discriminação. 

Foram dois módulos, o primeiro focado na introdução ao tema, apresentação de conceitos e definições. O segundo promoveu a elaboração de um guia para práticas antirracistas, contendo informações sobre como empresas podem realizar um diagnóstico e elaborar o plano de ação para enfrentar o racismo no ambiente de trabalho e proporcionar um ambiente racialmente inclusivo e diverso.

^